domingo, 21 de dezembro de 2008

Projecto 009/2008 - Vestido Verde Retro (BWOF 114 09/2008)

Afinal resolvi antecipar a apresentação do meu actual projecto de costura e o meu primeiro modelo da colecção Outono-Inverno 08/09.

Sou leitora assídua de muitos blogs em que são confeccionados modelos da revista Burda e, apesar de preferir criar e fazer os meus próprios modelos através de moldes por medida, a curiosidade de saber como me assentariam os moldes da Burda fez-me ter vontade de me estrear nos moldes (quase) prontos a cortar.

 

Este é o modelo escolhido: Vestido Retro BWOF 114 09/2008.

 

MODELO:

000001715567model_technical drawing

 

DESCRIÇÃO:

Este vestido simples de linhas rectas é inspirado nos anos 60.

O detalhe dos cortes da frente e pinças, são os pormenores-chave deste modelo retro e que o tornam muito elegante e sofisticado.

É um vestido de cavas, que pode ser usado com ou sem uma blusa por baixo, por isso adapta-se perfeitamente a uma meia estação. Os decotes são redondos e subidos, que acabam por ser muito confortáveis e estaremos sempre bem, seja qual for a ocasião.

Leva um fecho invisível na costura do meio das costas.

 

Alterações ao modelo original:

- comprimento: optei por um comprimento logo abaixo do joelho, (modelo original é acima do joelho);

- Abertura atrás: como o comprimento do vestido foi alterado, para facilitar os movimentos e tornar o modelo mais "clássico", coloquei uma abertura trespassada.

 

MATERIAIS: 

DSC02235 DSC02236

- Tecido: "Pele-de-Pêssego"
- Forro: Tafetá
- Fecho invisível 50cm
- Linhas de coser

 

Uma pequena observação e porque a tradição já não é o que era, está na moda os contrastes entre as cores do forro e as das peças de roupa. Como adoro cores e contrastes, decidi comprar tafetá em amarelo para este vestido verde seco (que faz vários tons conforme a direcção do pêlo do tecido).

 

Para mim que sou fã incondicional dos modelos vintage achei que era uma excelente oportunidade de "juntar o útil ao agradável", ou seja, ter a minha primeira experiência com moldes Burda e fazer um modelo retro, muito ao meu estilo (é parecido com estes modelos que apresentei no "Arquivo de Moldes").

Para além das pinças e do detalhe bem original da parte da frente do vestido que me agradou imenso (só perceptível no desenho técnico), o que me chamou a atenção foi o facto dos moldes já estarem em "tallas cortas", isto é, tamanhos para a mulher com 1,60m (aprox.). Este pormenor faz toda a diferença, porque não tenho de corrigir (à partida) as alturas dos moldes (altura até ao peito, até à cintura, até à anca, altura total, as tais alturas que falei neste post).

 

Aproveito para dizer que a revista Burda de 09/2008 tem outros modelos lindíssimos de estilo retro, que podem ver aqui.

 

Conto com vocês para acompanharem este projecto, que já se vê (ou se sente) por aqui que é bem confortável (belíssimo este tecido "pele-de-pêssego").

 

Até à próxima!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Upgraded!

IMAG0013IMAG0012

Fotos: Baile de Finalistas, Maio 2004

 

Aqui está a primeira versão da jaqueta da organza by Mamy e que foi objecto de um upgrade by Ana Carina.

Esta jaqueta é a n.º 3 da minha colecção que vos falei neste post e foi especialmente confeccionada para o meu Baile de Finalistas da faculdade, em Maio/2004.

É claro que a cor é para combinar com este «Vestido Verde-Alface» que está na foto, um dos favoritos do meu guarda-roupa de festa, que terei oportunidade de vos mostrar mais tarde e contar uma história engraçada sobre ele.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jaqueta de Organza, o Toque Final!

DSC02342DSC02348DSC02346

Aqui está a jaqueta prontinha! O vestido foi comprado há imenso tempo e, por pura coincidência, combina na perfeição com a cor da jaqueta. É o toque final, um complemento irresistível!

Talvez o conjunto seja mais adequado para o verão, mas nada que um bonito sobretudo comprido nos mesmos tons, não resolva: o meu casaco de veludo roxo.

 

Resumo da Confecção do Projecto 007/2008 - Jaqueta de Organza

 

 

Outros Detalhes:

DSC02364DSC02358

A fita de organza a debruar com os nozinhos à frente para fechar.

 

DSC02359DSC02360

Mas como tudo na vida existem por vezes alteração de planos! As pregas da manga foram todas deslocalizadas para a cabeça da manga. Inicialmente tinha dividido em três parte iguais (ver aqui o layout do molde), mas as pregas ficavam pouco sobressaídas e no topo, o efeito fica mais realçado. As bainhas das mangas (inicialmente soltas) também têm pregas com fita de cetim a debruar.

 

DSC02362DSC02363

A jaqueta é bem cintada que valoriza a zona da cintura que é acentuada pelo corte horizontal. É ligeiramente mais comprida nas costas e com ligeiros volumes criados pelos pequenos machos.

 

Um projecto aliciante cheio de desafios como foi o caso da aplicação das costuras francesas e costuras cobertas, os cantos debruados com fita de cetim (tem de ser tudo alinhavado primeiro e só depois cosido à máquina) e com algumas alterações feitas ao modelo inicialmente proposto, como foi o caso das mangas. Tudo isto é um processo perfeitamente normal e aprendi muito com este projecto.

 

Falta  fazer o cinto/faixa e como é um acessório que não pode ser usado com a jaqueta, decidi fazer uma segunda produção para mostrar na prática a aplicação do conceito deste projecto: transformação de um modelo simples que se usa no dia-a-dia, num modelo de festa com o recurso a simples acessórios de moda.

 

Entretanto, para os mais curiosos, já iniciei o meu próximo projecto de costura e a minha estreia em moldes Burda.

 

Até à próxima!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Um Acessório Indispensável

DSC02307DSC02308

O que seria de nós mulheres se não tivéssemos sempre connosco os nossos "pequeninos segredos" de beleza sempre à mão? Um batom, um «pó de arroz» para retocar sempre que necessário? É claro que nada disto seria possível ter por perto se não houvesse aquele nosso acessório indispensável...A Mala, Bolsa ou Pochette, seja qual for o nome que lhe queiram dar.

O mais importante é este bonito acessório combinar com o resto do conjunto!

 

Outros Detalhes:

DSC02311 DSC02312

Duplamente forrada em cetim, com fundo feito em cartão forrado (em tafetá) para dar maior consistência à base. Uma mola invisível para fechar e quatro argolas de organza para passar a alça.

 

DSC02310DSC02313

Como disse anteriormente, tem de haver sempre uma harmonia entre o que usamos vestido e os acessórios de moda, por isso usei a mesma fita de cetim para fazer a alça e que tem um cordão por dentro e, o tal "toque especial", umas mini anémonas.

 

Ahh! O lenço de organza...um extra para o MEU LINDO par!

 

Agora vou descansar porque...mesmo não sendo a noiva... amanhã é «O Casamento de Uma das Minhas Melhores Amigas» e vou ter um papel muito importante, por isso nada melhor que uma noite bem dormida para acordar sempre bem disposta. É meio caminho andado para que o dia corra «ás mil maravilhas».

 

Amanhã tiro as fotos para o post final - parte I!

Sim!... É verdade! Vai haver uma parte II!

Por isso, fiquem atentos! (eu adoro fazer suspense)

Até Lá!