terça-feira, 30 de junho de 2009

Projecto 012/2009 – Túnica Versátil

DSC03499 copyDSC03495 copyDSC03501 copy

Aproveitei uns dias de férias e fiz esta túnica, um projecto bem rápido que basicamente só tem acabamento das orlas do tecido com a técnica da bainha rolinho.

Feita em tule elástico, à semelhança do tecido utilizado para a Túnica Gucci Style e aproveitando todo o tecido, um rectângulo com 1 metro de comprimento, resolvi criar  directamente no manequim:

DSC03440 DSC03444
Para este tecido imaginei um túnica solta, muito vaporosa e com drapeados no decote, que lhe dá muita elegância.

 

DSC03441 DSC03442

Inicialmente tinha pensado cruzar as alças atrás, mas percebi que deixando-a simplesmente com um nó (a atar ao pescoço) teria muitas mais possibilidades de alterar a forma de vestir (ao pescoço, com uma só alça, etc.)

O comprimento é regulável, dobrando-se mais acima ou mais abaixo, com duas tiras, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, para atar nas costas ou de lado.

É uma túnica muito versátil e leve, ideal para usar com umas leggings, calças ou corsários justos. É muito gira e sexy, não acham?

 

Espero que vos tenha inspirado para a criação de peças de roupa directamente no manequim (ou até mesmo sobre o corpo). Por vezes nem é necessário molde, como é o caso desta túnica, é inventar e improvisar, se não sair bem de uma forma, sairá de outra. O que é mesmo necessário é ter …IMAGINAÇÃO!

 

Ponham a vossa imaginação à prova e até à próxima!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Desenho de Moda com Adobe Illustrator e Photoshop – Parte III

(continuação…)

Os últimos retoques ao desenho, foi a criação de um cenário e as estrelinhas, estas últimas feitas em Adobe Photoshop.

Para a criação do cenário fiz umas pesquisas na internet. Estava à procura de algo com luzes/brilhantes, qualquer coisa do género de luzes de discoteca ou holofotes de passerelle. Encontrei esta imagem:

discoteca01

Contudo, achei que as cores eram demasiado contrastantes para o desenho e que os estilos não combinariam. Foi então que recorri à ferramenta Live Trace do Adobe Illustrator e transformar esta imagem numa ilustração.

 

2 – Live Trace (e Live Paint)

Depois de abrir a imagem e redimensionar no Adobe Illustrator, escolhi as definições do Live Trace ( Menu Object / Live Trace / Tracing Options…)

Print Screen8

Para poder modificar os tons e aplicar efeitos, temos de aplicar o Expand ou Live Paint para transformar a imagem num desenho vectorial.

Menu Filter / Colors / Invert Colors

Print Screen9

Os passos de transformação foram como uma experiência de tentativa-erro, até obter o resultado que queria para o desenho. Terminei com o efeito Grayscale.

Menu Filter / Colors / Convert to Grayscale

Print Screen10

Por fim, é só salvar e exportar para .jpg e abrir com o Adobe Photoshop para aplicar umas estrelinhas “glamourosas”. 

Adobe Photoshop

Print Screen11

 

Depois desta trilogia de posts sobre desenho de moda com adobe illustrator e photoshop, que espero ter sido do vosso agrado, gostaria de mencionar algumas vantagens do uso das tecnologias de informação para desenhar, em detrimento do desenho tradicional em papel e à mão:

1. Permite num mesmo desenho fazer vários testes, em camadas diferentes (layers), simulando o resultado final e optarmos pelos desenhos que mais gostámos.

ex.: eu fiz vários testes ao corte de cabelo até optar pela versão final, desenhei-o comprido mais preferi-o mais curto, porque valorizava a peça de roupa.

2. Testar a palete (e personalizar uma palete) de cores a utilizar no desenho, sem que este seja posto em causa;

ex.: Quantas vezes me aconteceu não gostar das cores aplicadas no desenho feito em papel e á mão? Tive de refazer o desenho várias vezes até chegar ao resultado que queria. É tornar-se muito trabalhoso.

3. Aplicar efeitos de luz/sombra e brilhantes  e outros, que são sempre detalhes que embelezam o desenho, criando um cenário personalizado que fará toda a diferença no desenho final.

4. Temos a possibilidade de ter o “melhor dos dois mundos” com o desenho à mão, mas a computador (com o auxílio de uma tablet e pen) e ilustrar, aplicar efeitos a computador, ou então, fazer os esboços em papel e digitalizar para o computador e usando as ferramentas do Live Trace / Live Paint, transformar um desenho à mão num desenho vectorial a computador.

 

Estas foram algumas das vantagens que me lembrei, mas tenho a certeza que muitas ficaram por dizer.

 

Live Trace / Live Paint Tutorials:

Using Live Paint in Adobe Illustrator CS2
Live Trace and Live Paint in Adobe Illustrator CS2
Perfect Silhouette with Live Trace
Illustrator Live trace create vector from photos

Agora vou de regresso aos meus projectos. Continuem por aí porque em breve terão novidades.

Até lá!

sábado, 27 de junho de 2009

Desenho de Moda com Adobe Illustrator e Photoshop – Parte II

(continuação…)

No post anterior falei-vos da utilização de duas ferramentas do Adobe Illustrator, o Mesh Tool (ou gradient mesh tool) e o Live Trace e são sobre estas duas técnicas que irei falar neste e no próximo post.

Depois de traçada a silhueta e as roupas usando a Pen Tool (a), que usa as curva de bézier para obter curvas e traços perfeitos, escolhemos as cores base, tom de pele, cor da roupa e etc. (também podemos criar e aplicar padrões) e só depois usamos o Gradient Tool (b) para criar degradé de cores e/ou usamos directamente Gradient Mesh Tool (c), que cria os efeitos de luz/sombra e dá a sensação de volume aos objectos.

(a)

Pen tool

(b) Gradient tool (c) Mesh Tool

 

1 -  Gradient Mesh Tool

Antes…

 Print Screen4

Depois…onde podem ver os traços a verde, que são as linhas de direcção dos efeitos e que para cada intercepção de pontos podemos escolher a cor que quisermos e imediatamente é gerada a gradação da cor até à tonalidade base. Para exemplo, escolhi as cores roxo, verde e azul:Print Screen6

No verdadeiro desenho, coloquei um tom cinzento-escuro na linha do pescoço, criando desta forma os efeitos das pregas do top:

Print Screen7

O Gradient Mesh Tool foi aplicado em todo o desenho, para além da roupa, foi usado no rosto, incluíndo maquilhagem e olhos, braços, pernas e até nos sapatos.

 

Gradient Mesh Tool Tutorials:

Using Illustrator’s Mesh Tool as Nature Intended
Beginner’s Guide to the Mesh Tool
Mesh Fill, no Illustrator CS
Gradient Mesh Flower
Creating Lips using Mesh tool
Light & Shading Effects

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Desenho de Moda com Adobe Illustrator e Photoshop – Parte I

 

Uma vez que no último post foram-me colocadas questões relacionadas com os croquis e os programas que eu uso para desenhar, resolvi fazer um post especial sobre este tema, já que a curiosidade pode ser geral.

Project 011_2009_assCópia de Project 011_2009

Os softwares especializados em desenho de roupas e moldes, para além de não serem fáceis de encontrar no mercado, não são acessíveis em termos de preço, até porque são programas profissionais em que os consumidores/clientes alvo são as empresas da indústria têxtil e de vestuário.

Alguns exemplos de Softwares para desenho de roupas e moldes:

Optitex
C-Design Fashion
My Label (da Bernina para utilizador comum)

Sempre fui muito curiosa em relação a todo o tipo de softwares de desenho, fotografia, webdesign e isso fez com que tomasse conhecimento da existência de vários programas e, consequentemente, aprendesse a trabalhar com eles desde 1998, ano em que tive o meu primeiro computador.

O primeiro programa que conheci foi o Adobe Photoshop, especializado no tratamento de imagens/fotografias e mais tarde, o Adobe Illustrator, um programa de desenho vectorial, usado por profissionais da fotografia e ilustração.

Entretanto também passei pelos programas Corel Photo Paint e Corel Draw  que são programas equivalentes ao Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, respectivamente.

 

Adobe Illustrator:

Print Screen Apesar de o conhecer há muito tempo, é bem recente o meu conhecimento sobre as “outras” potencialidades deste programa de desenho vectorial e ilustração, tanto que, se repararem, o croqui do Projecto 011/2009 – Top e Saia de Cetim Prata tem um aspecto diferente dos desenhados anteriormente a computador (Vestido dos Narcisos e Vestido Lilás com Machos).

Project 001_2008Project 003_2008

A grande diferença está na qualidade dos detalhes e acabamentos e o facto de o desenho ser integralmente vectorial, não perde qualquer qualidade tanto na ampliação, como na redução e pode ser facilmente alterado, ao contrario dos outros dois desenhos que são puras imagens.

O desenho do Top e Saia de Cetim Prata foi inteiramente desenhado e pintado com o Adobe Illustrator, em todas as suas fases, incluindo os efeitos de luz e sombra e foi esta a funcionalidade que descobri nas minhas exaustivas e curiosas pesquisas e a verdade, é o detalhe que torna este desenho (e aproveitando a expressão utilizada pela Tany no comentário ao post anterior) de “apresentação muito profissional”.

Print Screen2

Portanto, este desenho fez parte da minha aprendizagem no uso de especialmente duas ferramentas do Adobe Illustrator: Mesh Tool e Live Trace.

Agora devem estar a questionar se o uso desde programa é fácil…bem…eu diria que a resposta é subjectiva porque primeiro, depende do gosto e interesse das pessoas por este tema, já que este facto é meio caminho andado para quererem aprender e estarem motivadas para isso; segundo, vai exigir muito tempo e paciência para perceber como funciona, tal como tudo na vida.

 

Depois de ultrapassados os obstáculos, porque podem ter a certeza que não sai bem tudo à primeira, é bem fácil e intuitivo de se usar.

 

Ler mais sobre…

Adobe Photoshop
Adobe Illustrator

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projecto 011/2009 – Top e Saia de Cetim Prata

INSPIRAÇÃO:

Em poucas palavras…

Luxo, Glamour, Elegância, Sensualidade e os Brilhos dos Diamantes.

 

CROQUIS:

Projecto 011/2009Projecto 011/2009 Technical Drawing

 

DESCRIÇÃO:

Uma linha que eu chamo de “LUXOS” e ao contrário do que fiz até ao momento, o corte deste modelo é mais trabalhado. As pregas do top e da saia são detalhes marcantes deste conjunto que permitirá tirar o máximo partido dos efeitos de luz e sombra do cetim. Será dada especial ênfase aos acabamentos das costuras (costura francesa e/ou costuras debruadas) até porque o “LUXO” tanto se vê por fora…como por dentro.

Um conjunto que pode ser usado em separado, combinado com peças mais básicas e ser usado no dia-a-dia, ou então em conjunto para ir a um jantar ou festa de gala, ou outra ocasião LUXUOSA.

O top terá pregas junto ao pescoço, onde levará uma tira completa, frente e costas, a atar de lado com um nó. O corte das costas do top é ainda provisório, pelo que poderá vir a ser alterado durante a confecção.

A saia terá um cós largo sobre a anca, sendo um modelo de cintura ligeiramente descaída.
A parte da frente é parcialmente trespassada para o lado esquerdo na zona das pregas, que tenderá a abrir, ao andar, impulsionado pelos movimentos do corpo e mostrará ligeiramente a perna, valorizando a sensualidade feminina.

Tanto a saia como o top terão fechos invisíveis na lateral esquerda das peças.

 

MATERIAIS:

DSC00977

- Tecido: Cetim Prata
- Forro: Tafetá Cinza
- Dois fechos invisíveis
- Linhas de coser
- Entretela fina (cós da saia)

 

Este é um projecto verdadeiramente de “LUXO”, requintado e elegante.

Um à parte, fiquem descansados que não vou cortar o cabelo estilo “Anos 20” nem vou pintar o cabelo de preto. Simplesmente, depois de ter experimentado vários cortes e penteados no desenho, gostei mais deste…talvez porque combina com a cor dos sapatos!

 

Conto com vocês em mais uma jornada de moda, mantendo-vos sempre a par dos progressos.

 

Até à próxima!

sábado, 6 de junho de 2009

“Angel”


Não consegui deixar de satisfazer o vosso pedido e a vossa curiosidade, nem que seja temporariamente.
Deixo-vos um vídeo, filmado no casamento do passado sábado, com a interpretação de “Angel” de Sarah McLachlan, que é sem dúvida das músicas mais bonitas que já cantei.
Uma bonita forma de comemorar com todos vós 15 anos de canções e 20 anos de música na minha vida.

Continuo a acreditar…SEMPRE! Que O SONHO COMANDA A VIDA!

Espero que gostem.