segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Saldos! Saldos!

Como vos contei no post anterior, antes de ir de férias dei um pulinho à “Feira dos Tecidos” e acabei por não resistir a uns tecidos bem “deliciosos”, tanto pelas cores como pelo tipo de tecido.

E aqui estão eles, tecidos quase 100% algodão (com alguma elasticidade), excelente para fazer uns vestidos de verão bem fresquinhos em tons de…

 

Laranja e Vermelho

DSC03557DSC03558

Este tecido tem a particularidade de se ter de comprar as larguras totais (ao invés das alturas como é habitual), isto porque tem um padrão que se vai alterando no sentido da largura da peça do tecido. É um espectáculo!

 

Laranja e Roxo

DSC03562DSC03561 

Uma combinação “floralmente” perfeita e “extravagante”. O roxo é das minhas cores favoritas e se juntarmos à cor, Flores (que eu adoro!), que posso querer mais?!

Os tecidos de algodão lisos, em vermelho e laranja, são para os forros. Os contrastes nas cores, entre os forros e o tecido da roupa continuam a ser uma tendência, herança deixada pela estação anterior (como podem ver pelo meu vestido verde retro).

 

Agora devem estar a questionar-se, como serão os «modelitos» destes vestidos, certo?

Pois bem… já os tenho “prontos na minha mente”, falta-me passar para o papel, mas um deles já está em prova (mesmo antes de haver desenho).

Sim…é verdade! Já está em prova! Isto quer dizer que está todo alinhavado, apenas tenho uns ligeiros ajustes a fazer e depois é coser todo à máquina!

Mas qual será? E como será?

É algo que vão descobrir em breve.

 

Até lá!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

“O Grande Livro dos Lavores”

Hoje resolvi partilhar com vocês uma relíquia, com mais de 30 anos, que tenho na minha biblioteca de livros de artes: “O Grande Livro dos Lavores”.

DSC01537DSC01537_2

Da mesma colecção de “O Grande Livro da Costura” e tal como este, é um livro indispensável, quer para principiantes (porque explica tudo passo-a-passo), quer para leitores com um nível mais avançado de conhecimentos e de prática.

Querem dar uma espreitadela ao conteúdo? Assim aproveito e falo-vos um pouco sobre os lavores que mais aprecio.

Ora aqui vai…

 

1. Os Favos, também conhecidos por smocks (smocking technique), que são bordados decorativos, sobre um tecido pregueado.

DSC01538DSC01539

 

2. Patchwork, uma técnica que consiste na união de vários retalhos de tecido geralmente cortados sob a forma de figuras geométricas e que formam padrões e desenhos “mágicos” com a criação de ilusões ópticas.

DSC01541DSC01542

 

3. Tricô e Croché, as artes mais conhecidas dos Lavores e neste livro são explicadas várias técnicas e malhas/pontos.

DSC01543DSC01546

 

4. Macramé, a “arte do nó ornamental” que dá um aspecto de renda.

DSC01547DSC01548

 

Entretanto, olhem o que encontrei… umas experiências em macramé feitas quando eu tinha 12 anos (como podem ver o meu “lado multicolor”  já era evidente!). Aprendi com uma professora de artes, que via a biblioteca cheia de alunos nos intervalos das aulas, somente para admirarem os seus belos trabalhos.

DSC01549DSC01551

Mas não fiquei por aqui! Aprendi outros pontos de macramé com “O Grande Livro dos Lavores” e fiz uma floreira para pendurar vasos de flores ao tecto, que ainda hoje se encontra na marquise da casa dos meus pais.

 

É um livro que passará de geração em geração… portanto, será uma relíquia!  Para além disso, já não se encontra à venda, mas podem tentar procurar em alfarrabistas ou feiras de livros usados e espero que tenham sorte, porque vale realmente a pena ter um exemplar de “O Grande Livro dos Lavores”.

 

Alguns links sobre…

Smocking – blog La Sewista
Patchwork - Patchwork Arte blog
Macramé - Arte Minha Macramé

 

Antes de “encerrar a sessão” de hoje, gostaria de pedir desculpa pela minha ausência durante estas três semanas em que estive de férias, mas tive mesmo de dar a mim própria um descanso…porque eu mereço! E soube tão bem!

Mas antes de ir de férias fui aos saldos da “Feira dos Tecidos” e não consegui resistir a umas comprinhas…

Querem ver o que comprei?

Esperem então pelo próximo post!

 

Até lá!