quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

“Mergulhar no Azul do Mar”

 

DSC00128DSC00136DSC00129

Fazendo um review, gosto imenso do estilo clássico desde modelo, considerando-o uma versão mais glamorosa do original da revista. Os detalhes mais marcantes deste vestido são a sua assimetria, com os drapeados só de um lado do vestido, e a écharpe que dá um “toque de charme” ao modelo. A cor e o tecido com brilhos “em tons de mar” valorizam-no, realçando o efeito dos drapeados.

Deixo-vos a foto tirada no casamento…

DSC00226 

Resumo da Confecção do Projecto 013/2010 – Vestido em Tons de Mar

Mais que um passo-a-passo, este artigo é a demonstração na prática que podemos adaptar qualquer modelo da revista Burda para ir de encontro aos nossos gostos e ocasiões onde estes vão ser usados. O tipo de tecido é determinante no estilo mais “casual ou sofisticado”, mas tudo depende de nós e da nossa capacidade de reinventar, dar asas à nossa imaginação e criatividade, tornando cada modelo Burda sempre único.

Espero que se inspirem…

domingo, 12 de dezembro de 2010

Passo-a-Passo “Vestido em Tons de Mar” – Parte II

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Setembro (09/2010)]

(continuação do post anterior – Parte I)

5. Após a primeira prova, a parte que tinha de ser reajustada era a parte superior do vestido, por isso houve necessidade de colocar duas pinças laterais no encaixe (Fig. 10) e uma pinça na lateral direita da frente do vestido. Também foi na prova que vi que para este tecido, a écharpe ficaria melhor solta a partir do ombro, tornando-se numa verdadeira écharpe e deixando a parte de trás do vestido mais simples.

Observação: Devem ser feitas as provas das peças de roupa as vezes que forem necessárias, até chegarmos ao resultado desejado. A alteração da aplicação da écharpe foi uma opção que fiz depois de algumas provas, colocando-a de várias formas, para tentar visualizar como ficaria melhor, Foi sem dúvida, uma escolha acertadíssima!

 

6. Depois de estar tudo ajustado, cose-se à máquina, retirando os alinhavos do processo de prova.

Nota: Fazer testes em bocados de tecido para regular a tensão da linha e do ponto. 

 

7. Para o franzido do ombro, zona de costura de união das duas partes da écharpe, foram feitos dois pespontos com largura suficiente para passar por dentro um cordão fino feito do mesmo tecido (Fig. 11), que vai franzindo ao ser puxado.

Fig 10Fig 11

 

8. Outros detalhes de acabamentos: as costuras foram aparadas com a tesoura de “amostras” (ziguezague); a bainha foi chuleada à máquina com o ponto ziguezague e cosida à mão com pontos invisíveis (Fig. 12); foi colocado um fecho invisível na lateral esquerda, do lado dos drapeados e um colchete para reforçar (Fig. 13); o vestido foi forrado com tafetá (só para a parte inferior); foi colocada uma pequena vista com um elástico por dentro, na parte superior do encaixe/decote, de forma a proporcionar uma maior segurança porque o vestido é cai-cai.

Fig 12Fig 13

 

9. E como gosto dar um toque especial, coloquei umas pedrinhas sobre o “Azul do Mar” de forma a ajudar a manter os drapeados da parte superior do vestido (Fig. 14 e 15).

Fig 14Fig 15

 

E voilá! O vestido está pronto para ser usado… numa ocasião especial, que neste caso, foi para um casamento.

Querem ver fotos?

Aguardem pelo próximo post!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Passo-a-Passo “Vestido em Tons de Mar” – Parte I

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Setembro (09/2010)]

Tal como prometido, segue-se o passo-a-passo da confecção do “Vestido em Tons de Mar”:

1. Decalcar os moldes com papel vegetal no tamanho correspondente, tendo em conta as medidas de peito, cintura e anca (ver parte inicial das instruções “Como tirar as medidas correctamente” e a “tabela de medidas Burda” na revista).

Nota: Destaco o molde da écharpe que está repartido em dois (25 e 25a) que depois tem de ser unido com fita-cola pelas setas de indicação de união (Fig. 4). Para este modelo, tracei o molde da écharpe até à linha do ombro.

Fig 3Fig 4

 

2. Depois de recortados os moldes, estes são colocados sobre o tecido e procede-se ao corte, incluindo as respectivas margens para costuras e bainhas.

Nota: A parte de trás (Fig. 5), simétrica, é cortada com o tecido dobrado em dois e colocado sobre a dobra; a parte da frente (Fig. 6), assimétrica, é cortada só sobre uma camada de tecido (lado direito do tecido virado para cima).

Fig 5Fig 6

 

3. Depois de cortadas todas as peças do vestido, incluindo a écharpe que foi cortada em duas vezes, passa-se as marcações, isto é “transferir o molde para o tecido”, através do método tradicional por alinhavos (Fig. 7).

Fig 7

 

4. Agora é a fase de por o vestido em prova, começando pela realização dos franzidos da parte da frente do vestido (franzido da écharpe - Fig. 8), que podem ser feitos à máquina ou à mão, e alinhavar as várias partes do vestido, unindo-as: dobram-se os encaixes para dentro pela linha de dobra (ficando avesso com avesso) e vinca-se com o ferro de engomar; depois alinhava-se as partes superiores às partes inferiores, frente e costas; e por último, as laterais (Fig. 9).

E o vestido está pronto para a primeira prova.

Fig 8Fig 9

Observação: É muito importante que durante as provas de qualquer modelo (sejam estes calças, blusas, vestidos, etc…), estas sejam efectuadas com os sapatos e lingerie que irá ser usada com essa peça, uma vez que, a forma como uma roupa nos assenta no corpo também depende destes elementos e que por vezes, faz toda a diferença!

 

No próximo post segue a Parte II deste passo-a-passo.

Até lá!