sábado, 31 de dezembro de 2011

Sexy Black!

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Outubro (10/2011)]

Cópia de DSC02671   DSC02672  

E voilà! Temos um vestido simples e elegante que pode ser usado em qualquer ocasião se usarmos os acessórios de moda adequados. Como adorei o resultado, estou tentada a fazer outras variantes deste modelo usando este molde como base. Agora, é só mesmo dar asas à imaginação!

E aqui vai uma foto adicional…

DSC02674

Resumo da Confecção do
Projecto 018/2011 – Vestido “Sexy Black”

E agora vamos dar as boas vindas ao Ano 2012!

Desejo a todos um excelente ano e que concretizem todos os vossos objectivos, quer pessoais quer profissionais.

Os Meus Projectos de Moda” continuarão sempre com novos projectos, alguns deles ainda são de 2011, que vos apresentarei muito em breve, e outros tantos já estão na lista de projectos futuros!

Até lá, continuação de Boas Festas"!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Passo-a-Passo – Parte III (Coser o Forro ao Vestido)

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Outubro (10/2011)]

9. Cosemos o forro ao vestido:

9.1. Com ambas as partes viradas do avesso, sobrepomos a parte superior do forro sobre o vestido, ao longo das marcações (fig. 15)

9.2. Pespontamos (à mão ou à máquina), a 3mm da margem (sobre o ponto já existente), de forma a que estes pontos fiquem na vista que é virada para dentro, não existindo quaisquer pespontos do lado direito (fig. 16).

Fig15Fig16

10. Viramos o forro para dentro e dobramos a vista do vestido para o avesso, de forma a ficar sobre o forro (fig. 17)

11. Cosemos à mão com um ponto invisível, deixando alguma folga, sem apertar para não perder a elasticidade (fig. 18).

Fig17Fig18

12. Para terminar, fazemos as bainhas do forro (ponto ziguezague elástico) e do vestido (ponto invisível à mão), devendo o primeiro ficar com 1-1,50cm mais acima do segundo.

 

E pronto! Agora só falta mesmo mostrar-vos a “sessão de fotos” feita com o Vestido “Sexy Black”, que surpreendeu as expectativas!

Aproveito para desejar um Bom Natal e Excelentes entradas para 2012, cheio de alegria, paz e amor!

Até breve!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Passo-a-Passo – Parte II (Confecção do Forro)

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Outubro (10/2011)]

8. Confecção do forro:

8.1. Seguimos os procedimentos anteriores, à excepção dos franzidos. Para isso, temos de fazer uma adaptação ao molde superior da frente (fig. 9), sendo o molde inferior da frente igual ao de trás (da cintura para baixo).

8.2. Após cosermos as peças da frente e costas, chuleamos as costuras laterais e assentamo-las para trás.

Fig9Fig9.1

8.3. Viramos a vista para o avesso pelas marcações com alinhavos e prendemo-la com o auxílio de alfinetes (fig 10.1).

8.4. Passamos um alinhavo junto à beira superior de forma a assentar a vista, e cosemos a 3mm da extremidade com o ponto ziguezague elástico (fig. 10).

Fig10.1Fig10

Nota: O ponto ziguezague elástico permite coser os tecidos na horizontal, onde existe elasticidade, sem que esta se perca.

8.5. Dobramos a extremidade para dentro prendendo com o auxílio de alfinetes, para que a vista fique com 3,50cm de largura, o suficiente para passar um elástico de 2,00cm de largura por dentro (fig. 11).

8.6. Cosemos a 3mm da extremidade com o ponto ziguezague elástico (fig. 12), deixando uma abertura no final para passar o elástico.

Fig11Fig12

8.7. Para ajudar a colocar o elástico por dentro da vista do decote do forro, usamos um alfinete de dama (fig. 13). Após determinada a largura pretendida, fechamos o círculo, cosendo as extremidades do elástico uma à outra (fig. 14).

Fig13Fig14

8.8. Fechamos a abertura.

A colocação de um elástico no decote é muito cómodo, principalmente em vestidos cai-cai, porque ajusta-o ao corpo.

A apresentação deste projecto já está na recta final, por isso não percam os próximos e últimos passos da confecção do Vestido “Sexy Black”.

Até breve!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Passo-a-Passo – Parte I (Franzidos à Máquina)

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Outubro (10/2011)]

1. Após decalcarmos os moldes incluindo as marcações auxiliares (cintura e zonas a franzir), colocamos o molde sobre o tecido dobrado com a face direita virada para dentro. Como as três partes do molde são simétricas, a parte recta do molde (eixo central) fica sobre a dobra do tecido (fig. 2 e 2.1).

Fig2Fig2.1

2. Cortamos as peças do molde deixando margens de costuras de 1,50cm e, para as bainhas, 4,00cm. As únicas marcações com alinhavos que são necessárias são as vistas ou guarnições do decote (frente e trás) e uma marcação a lápis/giz na cintura.

3. Começamos por unir a parte superior da frente com a parte inferior da frente, direito com direito (fig. 3) e cosemos a 1,50cm da extremidade (fig. 4).

Fig3Fig4

4. Chuleamos as costuras juntas e assentamo-las para cima (podemos usar o ferro de engomar a temperaturas baixas).

5. Franzimos, em separado, as costuras laterais da parte da superior (o necessário para ficar com a mesma medida da parte de trás) e inferior da frente em 21cm, podendo este procedimento ser feito:

a) De forma manual, passando um alinhavo de ponto regular e puxamos no final até obter a medida desejada (ver método aqui), ou;

b) À máquina, regulando o ponto e a tensão da linha, para que a linha de baixo seja puxada facilmente para ajustar a medida (fig. 5 e 5.1).

Fig5Fig5.1

Obs: É conveniente, antes de executar este procedimento, testar o ponto e a tensão da linha em bocados de tecido.

6. Distribuímos os franzidos de forma uniforme (fig. 6 e 6.1).

Fig6Fig6.1

7. Unimos a parte da frente à parte de trás, colocando o tecido direito com direito e, com o auxílio de alfinetes, prendemos as duas partes (fig. 7 e 8), tendo em atenção a marcação da cintura e a costura da parte da frente, que deverão estar alinhadas. Cosemos sobre o pesponto dos franzidos.

Fig7Fig8

No próximo post vou mostrar a confecção do forro, mostrando as alterações que fiz ao molde e também, a colocação do elástico no decote.

Até lá!