quinta-feira, 30 de julho de 2009

Moulage

Nunca tiveram vontade de pegar na peça de tecido e criar um vestido simplesmente colocando-o sobre o corpo e simular um resultado?

Pois é! É precisamente isso que faço sempre que compro um tecido novo e começo logo a encher-me de inspiração.

Sem me aperceber, no meu projecto anterior, a Túnica Versátil, utilizei uma técnica de alta costura denominada de Moulage (draping art em inglês), palavra de origem francesa e significa «moldagem», e que consiste na criação dos moldes e das peças de vestuário directamente sobre o corpo humano ou no manequim de costura.

1314364519_da18dafc1d 

O grande objectivo do uso desta técnica é a visualização imediata das formas estruturais do modelo, bem como do “cair” (ou caimento para a galera brasileira) e volume (3D), havendo uma interacção muito dinâmica entre o “criador” e a sua “obra de arte”, porque permite brincar com as formas e manipular o tecido como se deseja para se obter o resultado idealizado naquele preciso momento.

Vejam alguns exemplos de modelos bem bonitos criados directamente no manequim:

Fonte: Mazakii (via Comunicando Moda)

Para além da exploração da vertente criativa do designer, a outra grande vantagem da moulage é o facto de todos os testes serem feitos no tecido (de baixo custo, ex. pano cru) e com a obtenção do resultado pretendido com a maior precisão e qualidade possível. Isto permite optimizar e maximizar o tempo de criação porque do moulage obtém-se o molde perfeito em tecido – o modelo protótipo – que depois é transferido para o papel.

 

Christian Dior 1952 Moulage  Fonte: The Sewing Divas – Christian Dior 1952 Moulage

É uma técnica muito útil para quando não se consegue ter logo a visão do layout do molde, como por exemplo em modelos drapeados ou até quando se procura inovar e ir em busca de novos cortes e feitios originais.

Na minha pesquisa encontrei alguns vestidos criados através da moulage, a primeira foto é da actriz Natalie Portman, no festival de Cannes, com um vestido espectacular da Givenchy Couture; e a segunda, da actriz brasileira Juliana Paes, no dia do seu casamento com um belíssimo vestido de noiva do estilista brasileiro Samuel Cirnansck.

Fonte: Fashion Style e Abril.com

Ler mais sobre…

Orbitato -
Comunicando Moda
Anpedesign – Moulage (.pdf)
Fernanda Kim -  Jovem talento brasileira que utiliza a Moulage nas suas criações.

 

Espero que tenham gostado deste artigo especial, de momento não tenho avançado nos meus projectos porque foi um mês muito complicado a nível profissional.

Mas depois da tempestade…vem a bonança!

Isto quer dizer que vou entrar férias, umas belíssimas três semanas, que espero serem bem produtivas.

Fiquem para ver os desenvolvimentos do LUXUOSO modelito…

…Até lá!