quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fita de viés para debruar

A fita de viés para debruar, tal como o nome indica é uma tira de tecido cortada em viés, na diagonal que atravessa a teia e a trama do tecido e tem as extremidades laterais dobradas para o avesso (como se fosse uma bainha).

DSC03321DSC03322 

O facto de ser em viés, permite debruar mesmo em curvas, esticando e encolhendo onde é necessário.

O método de debruar é uma excelente alternativa às costuras normais (e bainhas) com a possibilidade de fazer contrastes de cores e/ou de materiais, resultando num acabamento muito bonito.

Entretanto, deixo-vos algumas fotos do cinto/faixa terminado, onde podem ver o bonito contraste da organza e dos brilhos da fita de viés em cetim de cor semelhante.

DSC03319DSC03320 

A aplicação da fita de viés produz um acabamento mais perfeito se for cosido em duas vezes (a) e, no caso de o inicio e do fim da aplicação da fita coincidirem, se unirmos as pontas obtendo uma costura praticamente imperceptível na diagonal acompanhando o sentido do viés (b).

 

Acessórios para fitas de viés:

Embora só possa ser usado para costuras em linha recta (não permite fazer cantos), o pé calcador para a máquina de costura coloca a fita (vivo) no tecido e cose, num único passo.

 

Existe também “bias tape maker”, que basicamente é um acessório que ajuda a fazer fitas de viés, mais propriamente a fazer as dobras laterais da fita e vincá-las com o auxílio do ferro de engomar. É só escolher o tipo de tecido, cor ou até mesmo o padrão e obtemos uma fita de debruar personalizada, original e ao nosso gosto.

cloverBiasTapeGroup

Nota: Podem encontrar estes acessórios no Ebay e outras lojas online especializadas em acessórios de costura (Patchwork).

 

Alguns links sobre este tema:

(a)  www.youtube.com/watch?v=CUVCeYBUQ64

(b) - http://jonag.typepad.com/stop_staring_and_start_se/2008/07/a-little-bias-is-a-good-thing.html

 

No próximo fim-de-semana, apresento-vos os Acessórios de Moda em Organza, três looks bem diferentes e como mudar “…do dia…para a noite…” simplesmente com o recurso a acessórios de moda.

 

Até lá!

 

Ahhh…Entretanto quero agradecer a todos os comentários e e-mails que são para mim a maior gratificação que posso receber da vossa parte: o carinho, os elogios e conselhos, o facto de o nosso trabalho ser apreciado dentro e além fronteiras, são sem dúvida mais que motivos para eu continuar. A todos vocês que me acompanham diariamente…MUITO OBRIGADO!

 

Agora sim, cá vos espero…em breve!

4 comentários:

MA disse...

Olá!
tenho andado à procura nas lojas do porto mas ainda não encontrei nada... já pensei em fazer um moldando a chapa de uma lata!!! se der depois digo como é!!!

Ainda n tinha visto no ebay, obrigada pela dica!!

Eden disse...

Olá Ana Carina.
Gostei muito do teu cinto!
Bjs.

Ana's Closet disse...

O cinto é um espanto! Estou deserta de ver fotos com ele. Uma peça-chave que transforma e dá vida a qualquer conjunto monótono.
Está de parabéns pelas explicações do debrum!

Beijinhos

Tany disse...

Que lindo, um trabalho meticuloso e preciso, só poderia dar em algo tão bonito!!!

Beijinhos!

(estive um pouco desaparecida e sem tempo, apenas este fim-de-semana tive um bocadinho para por a costura e a leitura dos blogs em dia!)