quinta-feira, 30 de julho de 2009

Moulage

Nunca tiveram vontade de pegar na peça de tecido e criar um vestido simplesmente colocando-o sobre o corpo e simular um resultado?

Pois é! É precisamente isso que faço sempre que compro um tecido novo e começo logo a encher-me de inspiração.

Sem me aperceber, no meu projecto anterior, a Túnica Versátil, utilizei uma técnica de alta costura denominada de Moulage (draping art em inglês), palavra de origem francesa e significa «moldagem», e que consiste na criação dos moldes e das peças de vestuário directamente sobre o corpo humano ou no manequim de costura.

1314364519_da18dafc1d 

O grande objectivo do uso desta técnica é a visualização imediata das formas estruturais do modelo, bem como do “cair” (ou caimento para a galera brasileira) e volume (3D), havendo uma interacção muito dinâmica entre o “criador” e a sua “obra de arte”, porque permite brincar com as formas e manipular o tecido como se deseja para se obter o resultado idealizado naquele preciso momento.

Vejam alguns exemplos de modelos bem bonitos criados directamente no manequim:

Fonte: Mazakii (via Comunicando Moda)

Para além da exploração da vertente criativa do designer, a outra grande vantagem da moulage é o facto de todos os testes serem feitos no tecido (de baixo custo, ex. pano cru) e com a obtenção do resultado pretendido com a maior precisão e qualidade possível. Isto permite optimizar e maximizar o tempo de criação porque do moulage obtém-se o molde perfeito em tecido – o modelo protótipo – que depois é transferido para o papel.

 

Christian Dior 1952 Moulage  Fonte: The Sewing Divas – Christian Dior 1952 Moulage

É uma técnica muito útil para quando não se consegue ter logo a visão do layout do molde, como por exemplo em modelos drapeados ou até quando se procura inovar e ir em busca de novos cortes e feitios originais.

Na minha pesquisa encontrei alguns vestidos criados através da moulage, a primeira foto é da actriz Natalie Portman, no festival de Cannes, com um vestido espectacular da Givenchy Couture; e a segunda, da actriz brasileira Juliana Paes, no dia do seu casamento com um belíssimo vestido de noiva do estilista brasileiro Samuel Cirnansck.

Fonte: Fashion Style e Abril.com

Ler mais sobre…

Orbitato -
Comunicando Moda
Anpedesign – Moulage (.pdf)
Fernanda Kim -  Jovem talento brasileira que utiliza a Moulage nas suas criações.

 

Espero que tenham gostado deste artigo especial, de momento não tenho avançado nos meus projectos porque foi um mês muito complicado a nível profissional.

Mas depois da tempestade…vem a bonança!

Isto quer dizer que vou entrar férias, umas belíssimas três semanas, que espero serem bem produtivas.

Fiquem para ver os desenvolvimentos do LUXUOSO modelito…

…Até lá!

9 comentários:

Celina disse...

Gostei muito deste mini-artigo sobre a técnica. É engraçado porque eu usava-a (sem saber)quando era pequena e fazia roupa para as bonecas, a Barbie e afins prestavam-se muito a isso, tinha um retalho de tecido e lá começava a ver o potencial na boneca, então tecidos brancos para fazer vestidos de noiva era infalível. Mesmo se acabasse por não concretizar o modelo, dava logo para ver o efeito.
Agora que o manequim é outro ;) continua a dar vontade, com certos tecidos, de experimentar no corpo a ver as possibilidades. Tenho mesmo de arranjar um manequim de costura, é indispensável neste caso... não dá para sermos modelo e estilista ao mesmo tempo!
Espero que as tuas férias sejam retemperadoras e produtivas, que sirvam para fazeres tudo aquilo que desejas. Claro que nós vamos esperar para ver os resultados.
Beijinhos

Tany disse...

Adorei o artigo e se um dia quiseres investir num livro muito bom sobre esta técnica, aconselho-te o Draping for Apparel Design (http://www.amazon.co.uk/Draping-Apparel-Design-Joseph-Armstrong/dp/1563671026/ref=sr_1_9?ie=UTF8&s=books&qid=1249122005&sr=1-9). Tenho este livro e é muito completo, ensinando desde o básico até o avançado!

POis as minhas férias estão no fim... Segunda-feira já trabalho.

Beijinhos!

Tany disse...

Esqueci-me de te dizer: Sim, a jaqueta é da Lanidor! Vem com dois botões suplentes e aproveitei um deles para os calções. Tens uma memória fotográfica! ;)
Beijinhos!

Eden disse...

Olá Ana Carina.
Mais um artigo super interessante :)
Adorei a tua última criação.
Fico a aguardar por novidades. Eu por cá já voltei também aos meus trabalhitos. As férias ainda não são para já, mas já tenho tempo para fazer umas coisitas.
Beijinhos.

kika disse...

gostei da ideia de criar o modelo no manequim, pode dizer-me onde posso comprar um?não é fácil encontrar á venda estes manequins de costura. obrigada.

Ana Carina disse...

Olá,

Obrigado a todas pelas vossas visitas!

Celina: Só é pena os manequins de costura não virem exactamente com as nossas medidas! Mas pelo menos ficamos com a ideia do modelo que queremos criar.

Tany: Se tu aconselhas, tenho quase a certeza que é um bom livro. Vou ver mais detalhes na net...obrigado pelo link.

Eden: Obrigado. Espero ver novas "obras de arte" nas tuas férias. Eu vou fazer por isso (mas já me andam a combinar saídas para fora...cá dentro).

Kika: Olá, e primeiro de tudo, bem-vinda! Parto do princípio que estás em Portugal, eu comprei o meu manequim na loja singer da Av. Almirante Reis, em Lisboa. Mas tb se encontra em lojas especializadas para materiais de montra/vitrines.

Beijinhos e obrigado

Ana's Closet disse...

Adorava experimentar esta técnica, mas infelizmente investir num manequim não está para breve..

Esta técnia faz-me lembrar uma série de dava na fox "Beautiful People" em que uma das personagens é uma estilista que tenta vingam no mundo da moda em NY.

É, sem dúvida, algo para um dia de aventurar. Por enquanto fico-me pelos trabalhos que outros bloggers fazem com esta tecnica!

Beijinhos

Corteygrif disse...

OLA CARINA
espero que estejas bem!
Este post è maravilhoso,adoro esta tecnica.
obg por partilhares estas lindas fotos.
A Fernanda Kim è maravilhosa.
continuaçao de uma feliz semana
bjs
ROSA

Regina disse...

Ola... adorei suas postagens, descobri seu blog sem querer. gostaria de uma informação. como consigo um manequim desses que esta na foto? meu nome é regina, moro em são paulo, BRASIL. aguardo sua resposta via email. regina_tita07@hotmail.com

desde ja muito grata