sexta-feira, 28 de agosto de 2009

“O Grande Livro dos Lavores”

Hoje resolvi partilhar com vocês uma relíquia, com mais de 30 anos, que tenho na minha biblioteca de livros de artes: “O Grande Livro dos Lavores”.

DSC01537DSC01537_2

Da mesma colecção de “O Grande Livro da Costura” e tal como este, é um livro indispensável, quer para principiantes (porque explica tudo passo-a-passo), quer para leitores com um nível mais avançado de conhecimentos e de prática.

Querem dar uma espreitadela ao conteúdo? Assim aproveito e falo-vos um pouco sobre os lavores que mais aprecio.

Ora aqui vai…

 

1. Os Favos, também conhecidos por smocks (smocking technique), que são bordados decorativos, sobre um tecido pregueado.

DSC01538DSC01539

 

2. Patchwork, uma técnica que consiste na união de vários retalhos de tecido geralmente cortados sob a forma de figuras geométricas e que formam padrões e desenhos “mágicos” com a criação de ilusões ópticas.

DSC01541DSC01542

 

3. Tricô e Croché, as artes mais conhecidas dos Lavores e neste livro são explicadas várias técnicas e malhas/pontos.

DSC01543DSC01546

 

4. Macramé, a “arte do nó ornamental” que dá um aspecto de renda.

DSC01547DSC01548

 

Entretanto, olhem o que encontrei… umas experiências em macramé feitas quando eu tinha 12 anos (como podem ver o meu “lado multicolor”  já era evidente!). Aprendi com uma professora de artes, que via a biblioteca cheia de alunos nos intervalos das aulas, somente para admirarem os seus belos trabalhos.

DSC01549DSC01551

Mas não fiquei por aqui! Aprendi outros pontos de macramé com “O Grande Livro dos Lavores” e fiz uma floreira para pendurar vasos de flores ao tecto, que ainda hoje se encontra na marquise da casa dos meus pais.

 

É um livro que passará de geração em geração… portanto, será uma relíquia!  Para além disso, já não se encontra à venda, mas podem tentar procurar em alfarrabistas ou feiras de livros usados e espero que tenham sorte, porque vale realmente a pena ter um exemplar de “O Grande Livro dos Lavores”.

 

Alguns links sobre…

Smocking – blog La Sewista
Patchwork - Patchwork Arte blog
Macramé - Arte Minha Macramé

 

Antes de “encerrar a sessão” de hoje, gostaria de pedir desculpa pela minha ausência durante estas três semanas em que estive de férias, mas tive mesmo de dar a mim própria um descanso…porque eu mereço! E soube tão bem!

Mas antes de ir de férias fui aos saldos da “Feira dos Tecidos” e não consegui resistir a umas comprinhas…

Querem ver o que comprei?

Esperem então pelo próximo post!

 

Até lá!

12 comentários:

Celina disse...

Olá Ana! Confesso que já andava com saudades, mas compreendo-te, férias são férias, claro. Eu aproveitei as minhas para adiantar alguns projectos (2 de tricô e 1 de costura) e não consegui concluir nenhum, precisava de mais uma semanita, por isso estou a ver se os acabo agora para mostrar. Também comprei mais tecidos e revistas, inspiração não falta, o tempo é que voltou a ser limitado!
Eu não tenho esse livro, tenho "O Grande Livro da Costura" que tive a sorte de encontrar num alfarrabista, mas se conseguir encontrar este não me vai escapar, parece muito completo e tem a graça vintage das edições de há muitos anos. Eu acho graça ao macramé, apesar de não saber, é muito versátil para acabamentos na roupa e acessórios e peças para casa.
Beijinhos

Ana's Closet disse...

Uma autêntica relíquia! É um livro ideal para ter sempre à mão, quando surgem dúvidas.
Obrigada pela espreitade-la ao conteúdo.
Fiquei muito curiosa em relação à "arte do nó artesanal". Vou investigar. hihi

Beijinhos

bomdiaandreia disse...

olá!
vim aqui parar nem sei como, mas gostei do teu blog e vou voltar!

quanto ao livro, a minha mae tem (ou tinha)o mesmo! quando era pequena fartava-me de ler e ver e experimentar os trabalhos... nem sei se o livro ainda existe (inteiro...)

bjs andreia

Li disse...

Vou estar muito atenta,a ver se encontro esse livro parece bem interessante.

Estou curiosa para ver os tecidos que comprou!

bjo Li

Ana Carina disse...

Olá a todas,

Em primeiro lugar, sejam bem-vindas Andreia e Li. É óptimo ver "novas caras" por aqui.

Celina: É isso mesmo, férias são férias e precisava mesmo de descanso total (nunca é total, mas pelo menos mentalmente não andei atarefada!).

Ana's closet: é giríssimo o macramé. Visita o link que deixei, que vais ficar maravilhada com os acessórios de moda que se podem fazer com eles. É optimo para experimentares esta vertente para trabalhos do teu novo blog.

Andreia e Li: Ainda bem que gostaram do blog e espero que voltem.

Beijinhos

Sewingadicta disse...

Hermoso libro! Yo también guardo algunos de hace tiempo, "reliquias", jeje.
Siempre son útiles y da gusto echar un vistazo a las cosas del pasado, nos traen buenos recuerdos, adorables tus pulseras!
Estoy deseando ver que compraste!

Eden disse...

Olá Ana Carina. :)
Espero que as tuas férias te tenham dado o descanso merecido ;)
Benvinda de volta.

Bem, tens uma relíquia em mãos!
Não conhecia este livro, mas tal como a Celina, vou estar atenta a ver se "apanho" algum.
Beijinhos.

Tany disse...

Bem-vinda!!

Pois aí está outro tesouro de livro que herdei da minha mamã e que adoro! Estes livros não têm preço, são realmente intemporais e fabulosos!

Beijinhos

Corteygrif disse...

Um tesoro esse livro,a minha tia tem um,sempre namoro o livro quando lhe vou visitar.
Uma optima compra para quem o encontrar a maos.
A feira dos tecidos è um verdadeiro fura bolsos,acho que ninguem sai de là de maos a abanar,amo a loja,tem optimos preços.
Boa semana
bjs
ROSA

isaura matias disse...

ola gostei muito de saber que tem este livro pois ando a algum tempo a procura dele se mao for encomodo queria pedir se me pode-se mostrar um ponto que tirei a algum tempo atras e um ponto com 2cores, favos de mel ja foi a alguns anos que tirei mas perdi a amostra e agora que estou adoentada gostava de o voltar a fazer . talvez um bolero para minha filha mais nova de 6anos um muito obrigada beijinhos isaura

CrazyGangster disse...

Dei-me ao trabalho de digitalizar o livro mas não chegue a rectificar se estão todas as páginas.
Quaisquer erros que encontrem deixem comentário.

O Grande Livro dos Lavores

Doomineer disse...

Aqui está o link atualizado para download:
O Grande Livro dos Lavores