domingo, 12 de dezembro de 2010

Passo-a-Passo “Vestido em Tons de Mar” – Parte II

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Setembro (09/2010)]

(continuação do post anterior – Parte I)

5. Após a primeira prova, a parte que tinha de ser reajustada era a parte superior do vestido, por isso houve necessidade de colocar duas pinças laterais no encaixe (Fig. 10) e uma pinça na lateral direita da frente do vestido. Também foi na prova que vi que para este tecido, a écharpe ficaria melhor solta a partir do ombro, tornando-se numa verdadeira écharpe e deixando a parte de trás do vestido mais simples.

Observação: Devem ser feitas as provas das peças de roupa as vezes que forem necessárias, até chegarmos ao resultado desejado. A alteração da aplicação da écharpe foi uma opção que fiz depois de algumas provas, colocando-a de várias formas, para tentar visualizar como ficaria melhor, Foi sem dúvida, uma escolha acertadíssima!

 

6. Depois de estar tudo ajustado, cose-se à máquina, retirando os alinhavos do processo de prova.

Nota: Fazer testes em bocados de tecido para regular a tensão da linha e do ponto. 

 

7. Para o franzido do ombro, zona de costura de união das duas partes da écharpe, foram feitos dois pespontos com largura suficiente para passar por dentro um cordão fino feito do mesmo tecido (Fig. 11), que vai franzindo ao ser puxado.

Fig 10Fig 11

 

8. Outros detalhes de acabamentos: as costuras foram aparadas com a tesoura de “amostras” (ziguezague); a bainha foi chuleada à máquina com o ponto ziguezague e cosida à mão com pontos invisíveis (Fig. 12); foi colocado um fecho invisível na lateral esquerda, do lado dos drapeados e um colchete para reforçar (Fig. 13); o vestido foi forrado com tafetá (só para a parte inferior); foi colocada uma pequena vista com um elástico por dentro, na parte superior do encaixe/decote, de forma a proporcionar uma maior segurança porque o vestido é cai-cai.

Fig 12Fig 13

 

9. E como gosto dar um toque especial, coloquei umas pedrinhas sobre o “Azul do Mar” de forma a ajudar a manter os drapeados da parte superior do vestido (Fig. 14 e 15).

Fig 14Fig 15

 

E voilá! O vestido está pronto para ser usado… numa ocasião especial, que neste caso, foi para um casamento.

Querem ver fotos?

Aguardem pelo próximo post!

Sem comentários: