quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Passo-a-Passo – Parte I (Franzidos à Máquina)

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Outubro (10/2011)]

1. Após decalcarmos os moldes incluindo as marcações auxiliares (cintura e zonas a franzir), colocamos o molde sobre o tecido dobrado com a face direita virada para dentro. Como as três partes do molde são simétricas, a parte recta do molde (eixo central) fica sobre a dobra do tecido (fig. 2 e 2.1).

Fig2Fig2.1

2. Cortamos as peças do molde deixando margens de costuras de 1,50cm e, para as bainhas, 4,00cm. As únicas marcações com alinhavos que são necessárias são as vistas ou guarnições do decote (frente e trás) e uma marcação a lápis/giz na cintura.

3. Começamos por unir a parte superior da frente com a parte inferior da frente, direito com direito (fig. 3) e cosemos a 1,50cm da extremidade (fig. 4).

Fig3Fig4

4. Chuleamos as costuras juntas e assentamo-las para cima (podemos usar o ferro de engomar a temperaturas baixas).

5. Franzimos, em separado, as costuras laterais da parte da superior (o necessário para ficar com a mesma medida da parte de trás) e inferior da frente em 21cm, podendo este procedimento ser feito:

a) De forma manual, passando um alinhavo de ponto regular e puxamos no final até obter a medida desejada (ver método aqui), ou;

b) À máquina, regulando o ponto e a tensão da linha, para que a linha de baixo seja puxada facilmente para ajustar a medida (fig. 5 e 5.1).

Fig5Fig5.1

Obs: É conveniente, antes de executar este procedimento, testar o ponto e a tensão da linha em bocados de tecido.

6. Distribuímos os franzidos de forma uniforme (fig. 6 e 6.1).

Fig6Fig6.1

7. Unimos a parte da frente à parte de trás, colocando o tecido direito com direito e, com o auxílio de alfinetes, prendemos as duas partes (fig. 7 e 8), tendo em atenção a marcação da cintura e a costura da parte da frente, que deverão estar alinhadas. Cosemos sobre o pesponto dos franzidos.

Fig7Fig8

No próximo post vou mostrar a confecção do forro, mostrando as alterações que fiz ao molde e também, a colocação do elástico no decote.

Até lá!

3 comentários:

Cíntia Pandolfi disse...

Esse vestido está ficando lindissimo!
Gostei da idéia de colocar os custo (na moeda local)é muito interessante (tenho que fazer esses calculos também).

aprendizdecostura

Ana Carina disse...

Olá Cíntia!

Sim, é muito útil para fazer uma comparação com os modelos das lojas e ver se compensa fazer ou comprar. Por outro lado, num prox projecto vamos fazer os possíveis para comprar ao melhor preço! :D

Beijinhos e boas costuras!

Anne-Marie disse...

Thank you for this excellent tutorial. It gives me an excellent idea on how to make a knock off a Paule Ka dress ;-) With this dress I am certain that you make tones of heads turn !!