sexta-feira, 29 de julho de 2011

Passo-a-Passo dos Corsários – Parte II

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Março (03/2011)]

No seguimento do post anterior – Parte I

6. Com o auxílio de alfinetes prendemos os encaixes exteriores que foram entretelados à beira superior dos corsários, direito com direito, começando da parte central até à extremidade lateral, procedimento este que é feito em duas vezes (fig. 8). O excedente é a quantidade de tecido que tem de ser franzida até obtermos a mesma medida da parte superior dos corsários. Cosemos à máquina, de uma só vez, do lado dos franzidos e assentamos os valores de costura para cima (fig. 9).

Fig8Fig9

7. Cosemos a lateral direita e a esquerda, esta última até à zona do fecho, tendo em atenção que as linhas dos encaixes da frente e trás têm de ficar alinhadas (fig. 10)

8. Cose-se o fecho invisível, utilizando o calcador especial para o efeito (fig. 11).

Fig10Fig11

Nota: É preciso ter muita atenção no alinhamento das costuras quando aplicamos qualquer fecho (podemos usar uma marcação a lápiz no fecho quando estamos a alinhavá-lo)

Fig11aFig11b

9. De uma só vez, cosem-se as costuras entre pernas (fig. 12).

Fig12Fig12b

10. Passamos à aplicação do encaixe interior dos corsários, começando por coser a lateral da direita (fig. 13). Coloca-se sobre o encaixe entretelado, direito com direito e cose-se a beira superior, deixando a extremidade onde está colocado o fecho dobrada para dentro (fig. 14)

Fig13Fig14

11. Faz-se um pesponto no encaixe interior de 0,5cm, de forma a segurar os valores de costura (fig. 15).

12. Cobrem-se as costuras do encaixe exterior, dobrando a margem de costura do encaixe interior, cosendo com pontos invisíveis feitos à mão, estendendo-se também para a zona do fecho (fig. 16).

Fig15Fig16

Nota: A única alteração que fiz ao modelo foi colocar um cós largo na bainha dos corsários, para que ficassem por dentro de umas botas.

E chegámos ao fim do passo-a-passo dos Corsários e chegou a hora de apresentar o resultado final…

…a não perder… no próximo post!