quinta-feira, 8 de maio de 2008

Mais Uma Encomenda Que Chegou...

Confesso que estou viciada (mas q.b.) em compras pelo Ebay!

As minhas novas aquisições foram estes calcadores (presser feet) para a minha máquina de costura.

Achei interessante partilhar as experiências que fiz no fim-de-semana passado com os novos calcadores, que para quem não conhece, pode ser muito interessante e útil.

 

1 - Calcador para fechos invisíveis / Invisible Zipper Foot

Até agora eu estava a usar o calcador para coser fechos normais. Dá para pregar um fecho invisível, mas depois de ter visto algures no You Tube um tutorial de "como pregar fechos invisíveis", apercebi-me que é muito mais fácil com este calcador.

http://www.singerco.com/support/videos/Fashion_Fabric_Invisible_Zipper_Foot.html

 

2 - Calcador para bordar fios múltiplos / Multi Cording Presser Foot

Este é um calcador para decorar, por exemplo, bainhas, decotes e punhos das mangas, ou até mesmo para desenhos nos tecidos com a aplicação de fios coloridos. É só preciso ter imaginação!

Ah! Também é ideal para fazer aqueles franzidos com elásticos!

http://www.singerco.com/support/videos/Fashion_Fabric_Cording_Foot.html

 

3 - Calcador para coser botões / Button Sew-On Presser Foot

Eu sempre cosi botões à mão, mas para dar utilidade à função da minha máquina de costura resolvi adquirir este calcador. É impecável! Segura bem o botão que fica muito bem pregadinho!

http://www.singerco.com/support/videos/Fashion_Fabric_Button_Sewing_Foot.html

 

4 - Calcador para fitas (ou vivos) em viés / Metal Bias Binder Presser Foot

Este é o meu preferido! É sem dúvida muito útil para aqueles acabamentos de costuras debruadas com fita/vivo em viés. É feito de uma só vez. É só colocar o vivo naquele tubinho, o tecido é colocado na ranhura do meio e o vivo já fica colocado no tecido quando está a ser cosido.

http://www.sewingmachine-sales.co.uk/sewing_machine_info/video/36/bias-binder.html

A juntar a esta aquisição, vou encomendar as "bias tape maker" (numa tradução aproximada "utensílio para fazer fitas em viés"), que o Paco Peralta me deu a conhecer no seu mais recente post "Bieses"

 

5 - Calcador para bainhas finas / Hemming or Hemmer Presser Foot

Também chamado de «bainha de lenço», este calcador vai enrolando o tecido para dentro, fazendo uma costura muito fininha, ficando um acabamento muito bonito.

 

http://www.singerco.com/support/videos/Fashion_Fabric_Rolled_Hem_Foot.html

 

Ficou ainda a faltar o calcador para aplicar pérolas e cordões (Pearls, Piping and Cording Presser Foot) que é ideal para, por exemplo, fazer desenhos em relevo nos tecidos e colocar o cordão nos vivos de forros.

78_1_b00310m

http://www.sewingmachine-sales.co.uk/sewing_machine_info/video/58/piping-foot.html

 

Fiquei maravilhada! Já tenho imensas ideias onde estes calcadores vão ser muito úteis!

 

Entretanto...no próximo Sábado é o grande dia...curiosos???

 

Fico aqui à vossa espera!

 

Até lá!

11 comentários:

paco peralta disse...

Ana, que buenas adquisiciones. Me fijo especialmente en el prensatelas para coser cintas al bies. Tany también me envió una foto. Bueno, yo tengo el mismo, pero claro, para coser la cinta, previamente tienes que tenerla doblada, así que hacen falta los aparatos que yo expuse no? o comprar la cinta ya doblada...y otra cuestión, yo siempre que uso este prensatelas va muy bien para coser recto, pero tengo problemas para las curvas y esquinas. Como te vá a ti? (también pregunté esto a Tany). Bueno querida amiga, que disfrutes mucho de tus compras y "feliz costura". Un abrazo. Paco

MARIA ELENA disse...

Hola Ana Carina:

Coincido con Paco que el prensatela para colocar el bies es muy prático, y también tiene razón es ideal para cantos rectos, sin embargo existe otro artilugio para el asunto de las esquinas, la Bernina tiene uno para tal fin, aunque yo no los tengo pero los he visto en su página web.
Que los aproveches. Por cierto ¿que marca es tu máquina de coser?

MARIA ELENA disse...

Uffff...que tonta he sido...ya veo que la máquina es Singer....jejejejeje

Ana Carina disse...

Hola!

Paco: Buena questión! Yo todavia no experimenté na prensatela en curvas e esquinas (solamente recto), pero voy a experimentar e te digo algo después.
Si, las "bias tapes maker" son preciosas para doblar las cintas e después utilizárlas con esta prensatela...gracias paco por nos dar a conocerlas.

Maria Elena: Por acaso es una Singer modelo 7466.
Tengo que experimentar entonces en curvas.

Gracias

Celina disse...

Que espectáculo, o trabalho assim fica tão mais facilitado, especialmente as tiras em viés... Consigo comparar o teu entusiasmo com o meu quando descobri que a máquina de costura cá de casa também tinha pés especiais para fazer várias coisas, entre as quais coser os fechos invisíveis, pregar botões, casear casas de botão, etc... Dá para acreditar que eu pensava que a máquina só fazia o pesponto normal? Até que perguntei à minha mãe pelo livro de instruções, descobri a caixa com os pés especiais e tive a revelação :D
Obrigada por partilhares essas experiências, é bom saber o que é possível fazer.

Beijinhos

rosa disse...

Ola Ana
realmente essas peças s@0 fantasticas.
eu lembro me que quando comprei a minha singer de chulear,vinha com essas peçinhas quase todas,adoro a do fecho invisivel,fica bem logo á primeira!
poupa-se imenso tempo com esses acessorios.
SIM SIM!!!!
jà estamos curiosos,è já amanh@!
bjs
Rosa

Tany disse...

Ahhhh, vejo que o bichinho do eBay também te mordeu, ehehe.

Tenho alguns destes pés calcadores (falta-me o de bordar fios múltilos e o de aplicar pérolas e cordões).
Também encomendei (mas na Singer se Lisboa, contactando-os por telefone) alguns pés calcadores especiais para a corta-e-cose... Falta-me tempo para os experimentar a todos, mas tem um para colocar elástico, outro para baínhas invisíveis (também tenho um para a minha máquina normal), outro para aplicação de cordões e pérolas, etc (no total existem 6, mas não me lembro de todos). O pé que mostras para aplicar a fita de viés é muito parecido com o que tenho; nunca o experimentei mas parece-me muito bom para tecidos de malha (as tiras não precisam de ser cortadas em viés neste caso), para aplicar as beiras nos tops, incluindo fazer as alcinhas em continuação do debruado das cavas (porque pode continuar-te a coser a fita sem tecido por baixo - existe uma coisa semelhante para a corta-e-cose, que ainda é melhor para este efeito). O Paco tem razão, para beiras curvas e/ou com cantos, o método de aplicar que ele explicou no blog dele é melhor.

Beijinhos e um grande abraço!

Edilaine Hayashida disse...

Olá Ana, amei seu blog viu, maravilhoso, conheci ele através do blog da Marcela Brasil, parabéns por dividir suas experiencias conosco.

Já estou te seguindo viu.

Me diz uma coisa esses calcadores serve em qualquer máquina doméstica ou não?

Patrícia disse...

Adorei os videos, tenho um pezinho de bainha fina, acho meio dificil de usar, vu tentar de novo!!

Erika disse...

Ah, que bom ter encontrado esse post. Aqui na cidade onde moro está sendo difícil achar os calçadores para minha Janome 2008. Acho que a saída será comprar fora, vou olhar no Ebay, quem sabe não tenho sorte!

Natalia disse...

Hoje foi a primeira vez que visitei o seu blog e adorei! Tinha alguns calcadores em casa que não sabia como usar e esses vídeos ajudaram bastante!Agora quero comprar os outros!
Agora que descobri o Blog vou continuar acompanhando!