domingo, 11 de maio de 2008

Projecto 003/2008 - Vestido Lilás com Machos

INSPIRAÇÃO:

Este projecto não foi inspirado em algo de concreto. Penso até que foi o próprio tecido (um retalho de 2,40m de comprimento), que levou-me a pensar em fazer um vestido que precisasse de muito tecido, para ficar com alguma roda talvez lembrando aqueles modelos vintage (que eu adoro) e que estão de novo na moda: justinhos e bem cintados, com muito roda!

Decidi então fazer este vestido lilás com machos.

 

CROQUIS:

Project 003_2008Project 003_2008 (technical drawing)

 

DESCRIÇÃO:

Este vestido segue a mesma linha do projecto anterior, com cortes simples, costuras nas pinças ao longo do vestido e com costuras também ao meio da parte da frente e das costas, onde vai levar um fecho invisível.

Vai ter um "decote princesa" (chamo-lhe assim porque faz lembrar os vestidos das princesas, com decote em forma de coração) com alças finas a cruzar atrás.

Os machos tem uma fundura de 10cm, num total de 80cm, medida esta que deverá ser acrescida à largura da anca (vai ser explicado num próximo post).

Todas as costuras, incluindo os machos, vão ser duplamente pespontados (à esquerda e à direita da costura) à mão com linha torçal de um tom mais escuro que o tecido.

 

MATERIAIS:


Quanto ao tecido, não sei propriamente que tipo de tecido é, mas é fino e suave ao toque, com um ligeiro canelado no sentido da trama (largura do tecido) e tem uns brilhos acetinados.

O vestido vai ser forrado com tafetá.

Na costura do meio das costas vai levar um fecho invisível e para coser escolhi, mais uma vez, as linhas Güterman 100% polyester, tanto para coser à máquina como para pespontar à mão com a torçal.

 

Aguardem desenvolvimentos!

9 comentários:

Celina disse...

Que bela escolha o lilás! Por acaso um dos tecidos que comprei para as minhas aventuras na costura é em tons de lilás... (Eu prometo que mostro ;D)
Gostei do croquis do vestido. Vou aguardar os desenvolvimentos.

P.S.- Já te respondi lá no blogue.

Tany disse...

Gostei muito do conceito deste vestido, do tecido e das cores! Fico a aguardar com antecipação o desenrolar deste projecto!

Beijinhos!

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana.- me encanta tu nuevo proyecto. Es un vestido muy elegante y el color malva es precioso. Que bonito el diseño también. Ya quedo impaciente por ver los pormenores. Beijinhos. Paco

Maria Elena Garcia Guanaguanay disse...

Hola Ana:
Bien fresco igual que el anterior, ¿la tela es elástica? ¿lo vas a cortar al bies? ¿utilizarás el mismo pratón?.
Saludos, esperamos ver el paso a paso de le confección.
Y Feliz cumpleaños, aunque algo tarde.
Un abrazo

Ana Carina disse...

Olá a todos e ainda bem que gostaram deste novo projecto, do desenho, do tecido e da cor lilás (uma das minhas preferidas...que são muitas)!

Maria Elena: La tela no es elástica. Como tiene un "canelado" (no lo sé decir en castellano) en el sentido da largura de la tela, voy a cortar normalmente. El patrón será casi parecido al anterior vestido até a la medida de las caderas (el escote tambien es diferente), pero como tiene "machos" ("pliegues") el patrón será diferente a partir de las caderas.

Yo voy a trazar un nuevo patrón, entonces voy a mostrarlo en un post seguiente para explicar mejor.

Gracias

Corteygrif disse...

Ola Ana
que belo projecto,gosto muito desse estilo evasè,fica muito bem as pessoas magras,e a cor do tecido,tbm muito bonito.
boa semana
bjs

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Adorei as informações.bjtos.nile.

ceregana disse...

Looks great, cant wait to see what you make out of it. Are you going to post your pattern making too?

Ana Carina disse...

Hi Geri!

I'm going to post about the pattern layout.
I don't have a software yet to draw it in my computer.

I'm going to draw a new pattern (based in de last pattern dress) and show how to make the "folds".

Thanks!