[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Março (03/2012)]
À primeira vista, quando vemos os moldes do capuz ficamos com a ideia que vai ser um “bicho de sete cabeças”. Mas ao seguirmos as instruções e vermos como as peças estão encaixadas e vemo-lo a tomar forma, afinal… não era assim tão complicado.
No post anterior falei-vos da importância de abrir e assentar as costuras, procedimento este que é muito importante à medida que vamos cosendo as várias partes do molde. Isto porque, não podemos coser a parte seguinte sem termos aberto/assentados as costuras que anteriormente cosemos.
5. Montagem do capuz
- Após as peças estarem alinhavadas umas às outras, cosemos à máquina, alternando entre coser, aparar e assentar as costuras. Começamos pelas laterais de trás do capuz (fig. 9), seguindo-se as laterais da frente, prendendo os valores de costura que assentámos anteriormente (fig. 10).

- Depois de o capuz estar cosido à capa pela linha de decote (fig. 11a), aparamos os valores de costura para 1,50cm e golpeamos a zona central de trás (fig. 11).

Passo-a-passo detalhado da montagem do capuz:
5.1. Alinhavar as várias peças do capuz umas às outras (fig. 5.1.), seguindo a marcação por alinhavos, começando pela parte central (6), de seguida, as duas partes laterais de trás (7) e, por último, as laterais da frente (5). Montar os dois capuzes, o exterior e o interior.
5.2. Retirar as marcações por alinhavos (fig. 5.2.).
5.3. A costura à máquina é alternada entre coser e assentar as costuras, começando pelas laterais de trás do capuz (costura 4), que liga a parte 7 à 6 (fig. 5.3.);
5.4. Aparamos as costuras anteriores para 1,00cm e abrimo-las.
5.5. Cosemos as partes laterais da frente e prendemos os valores de costura do ponto anterior (fig. 5.5.)
5.6. Aparamos as costuras para 1,00cm e abrimo-las.
5.7. Alinhavamos e cosemos o capuz exterior à capa, pela linha de decote (ver ponto 5.)
5.8. Apara-se os valores de costura para 1,50cm e dá-se uns golpes na zona central de trás. Assentam-se as costuras, com o ferro de engomar, para cima.
Este capuz não é um capuz justo, pelo contrário, é bem largo que faz um pouco de “gola”, quando a capa está totalmente fechada até cima.
Por falar em fechar… No próximo post vou mostrar o passo-a-passo da colocação do fecho éclair. Não percam!!!
Até lá!