sexta-feira, 20 de abril de 2012

Procedimentos de Costura - Parte II

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Março (03/2012)]

Procedimentos de Costura – Parte I

Um dos procedimentos muito importante na costura, é o processo de “Abrir Costuras”, que consiste em separar (abrir) os valores de costura passando o ferro de engomar pelo meio, assentando-as. Este processo é tão importante que há costuras que não podem ser cosidas, sem que antes sejam assentadas outras (que se interceptam).

Outro aspecto importante é que, é o processo de abrir e assentar as costuras com o ferro que vai dando forma e moldando, especialmente se estivermos a falar de modelos com tecidos encorpados.

3. Entretelar

  • Entretelamos as vistas da frente (fig. 5) e cortamos quatro tiras de 1cm de largura, para colocar junto à costura das aberturas (fig. 6).

Fig5   Fig6

4. Abrir as Costuras

  • Abrimos as costuras, verticais e do ombro, com ajuda de um “passa-mangas” ou “almofada de alfaiate” (fig. 7).
  • Para ajudar a assentar as costuras das aberturas, passamos um alinhavo a toda a volta (fig. 8).

Fig7   Fig8

Este procedimento foi muito importante para dar forma ao capuz, que vou mostrar no próximo post.

2 comentários:

Denise - dkasburg@gmail.com disse...

Olá!!

Eu tenho um comentário nada a ver com o seu post de costura (me desculpe por isso)... e talvez te traga várias lembranças!

Eu estava no google vendo imagens de aranhas (sou bióloga), e do nada lá no meio apareceu uma foto de uma gatinha Branquinha de olhos azuis!
Me chamou muito a atenção... porque há um mês atrás surgiu no meu trabalho uma gatinha branca de olhos verdes!! hahahah miando e miando que nem voce tinha contado sobre a sua, no dia 7 de abril de 2008! Eu dei comida pra ela, achando que depois ela ia pra casa, também, mas ela ficou lá, também! ahaeiueahueahu!
E os dias passaram e a gata sempre vindo atrás de mim, aparecendo do nada quando eu chamava ela.. e a barriga dela aumentando... hahahahueah!! O pessoal do trabalho me perguntava "e a gatinha branquinha, tá lá ainda??" =D
Hoje eu trouxe ela pra casa =) eu e minha irmã, que somos protetoras de bicho, vamos cuidar dela e dos filhotinhos, e depois doar! Mas estou torcendo muito pra minha irmã ficar com ela, porque estou me apegando também... =)ela é muito dócil, levamos ela no veterinário e ela nao ameaçou nem arranhou ele nenhuma vez =)
Sua história é muito parecida com a minha, já estou até esperando que venham dois gatinhos brancos e dois pretos como você contou da sua Branquinha! ahuieahuiaeeahu!
Espero que esteja tudo bem com sua gatinha, já faz tempo né! De qualquer jeito, algumas boas lembranças devem ter te visitado agora também!
Um abraço!!

Ana Carina disse...

Olá Denise!

Agora não vão conseguir dá-la para adopção!!! Afeiçoaram-se a ela!

Eu tenho comigo a Mel, a filha da Branquinha (que acabou por adoptar outra família), que é muito fiel e adora ficar pelo jardim. Assim que chego a casa, faz uma festa!!! :D

Já sabe que vêm aí miminhos!

Beijinhos e espero que fiquem com a gatinha.

Ana Carina