quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Estudo da Flor Narciso

Antes de mostrar o meu primeiro teste das flores queria que vissem o estudo que fiz à flor que serviu de inspiração para este projecto.

Se repararmos bem, até tem uma forma bem simples! A forma base são duas figuras geométricas: dois triângulos (um invertido) e um círculo (no centro).

Narciso

Fonte: http://olhares.aeiou.pt/narciso/foto1672920.html

O que pretendo não é ter uma reprodução real e exacta da flor (até porque seria quase impossível), mas sim, captar os aspectos, traços e as formas que são como a "imagem de marca" do narciso e que este facilmente seja identificado.

 

Como também gosto de desenhar...fiz alguns esboços...pinturas...ilustrações digitais...e...

 illustration 

...depois do estudo concluído...o molde!

 Narciso (esquema) 

 

Como a cambraia é um tecido fino e como pretendo fazer um cordão decorativo de contorno das formas, ainda fiz um teste usando uma entretela fina mas não ficou tão maleável quanto eu queria.

A minha mãe deu-me uma ideia melhor! Vou usar baba de aranha, que é uma rede muito fina e é vendida a metro ou em tiras (para bainhas), sendo usada para colar tecidos sem coser.

Aplica-se do mesmo modo que a entretela, mas tem de ficar entre os dois tecidos que se pretende colar, pois a baba de aranha cola dos dois lados e tem ainda a vantagem de não engrossar o tecido.

 

O meu "primeiro" teste...

 flor teste

Confesso que não é muito fácil até porque requer alguma prática para apanhar os jeitos, principalmente nas curvas...(é obvio que não tirei foto do meu verdadeiro primeiro teste!)

Tenciono fazer quatro tamanhos diferentes para depois escolher o que fica melhor no vestido  (mais tarde actualizo esta foto com os quatro testes).

 

Entretanto já fiz os moldes para o vestido e o vestido-teste de um tecido barato (que depois pretendo aproveitá-lo para umas ideias que tenho...).

 

Até ao meu próximo post!

4 comentários:

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Oh!! Ana, ahora comprendo la filosofia de este vestido : "las flores en movimiento", preciosas, será un detalle de "alta costura". Gracias por compartir esta idea y gracias a su mamá, inspiradora dela misma. Un abrazo, Paco

Tany disse...

Muito bem! Adorei a forma metódica como abordaste a questão dos narcisos e todo o processo que te levou ao resultado final! É assim mesmo, temos que planear, pesquisar, fazer testes, até que a ideia vá tomando uma forma real! Parabéns, estás a fazer um óptimo trabalho!

Ana Carina disse...

Olá!
Obrigado pelas vossas palavras que me motivam todos os dias a continuar a fazer este projecto.
Beijinhos a todos.

Corteygrif disse...

GOSTEI DESTA FORMA COMO NOS DESCREVES O TEU PROJECTO,UMA BELA ELABORAÇÃO!
ACREDITO QUE SAIRA ALGO MUITO BONITO!
ATÉ BREVE
ROSA