sábado, 27 de junho de 2009

Desenho de Moda com Adobe Illustrator e Photoshop – Parte II

(continuação…)

No post anterior falei-vos da utilização de duas ferramentas do Adobe Illustrator, o Mesh Tool (ou gradient mesh tool) e o Live Trace e são sobre estas duas técnicas que irei falar neste e no próximo post.

Depois de traçada a silhueta e as roupas usando a Pen Tool (a), que usa as curva de bézier para obter curvas e traços perfeitos, escolhemos as cores base, tom de pele, cor da roupa e etc. (também podemos criar e aplicar padrões) e só depois usamos o Gradient Tool (b) para criar degradé de cores e/ou usamos directamente Gradient Mesh Tool (c), que cria os efeitos de luz/sombra e dá a sensação de volume aos objectos.

(a)

Pen tool

(b) Gradient tool (c) Mesh Tool

 

1 -  Gradient Mesh Tool

Antes…

 Print Screen4

Depois…onde podem ver os traços a verde, que são as linhas de direcção dos efeitos e que para cada intercepção de pontos podemos escolher a cor que quisermos e imediatamente é gerada a gradação da cor até à tonalidade base. Para exemplo, escolhi as cores roxo, verde e azul:Print Screen6

No verdadeiro desenho, coloquei um tom cinzento-escuro na linha do pescoço, criando desta forma os efeitos das pregas do top:

Print Screen7

O Gradient Mesh Tool foi aplicado em todo o desenho, para além da roupa, foi usado no rosto, incluíndo maquilhagem e olhos, braços, pernas e até nos sapatos.

 

Gradient Mesh Tool Tutorials:

Using Illustrator’s Mesh Tool as Nature Intended
Beginner’s Guide to the Mesh Tool
Mesh Fill, no Illustrator CS
Gradient Mesh Flower
Creating Lips using Mesh tool
Light & Shading Effects

3 comentários:

Tany disse...

Já regressei das mini-férias e espero ter tempo no próximo fim-de-semana para me debruçar neste assunto; na próxima semana não vou ter tempo nenhum porque estarei em formação...

Beijinhos e obrigada por toda a informação que partilhas

Heuritshi Pitra disse...

Ola Ana! Estive a ver o teu blogue e por mim estas de parabens. Oblogue esta completo. Falando um pouco de mim.
Chamo-me Heuritshi sou Modelista ha 5 anos, trabalhei duarante 3 anos numa fabrica de vestuario como modelista mas tive que parar porque viagei parar fora do pais. Gosto muito da area de moda. A minha mae tambem e modista e tambem nasci com esse bichinho como tu. Ja estou parada praticamente ha 2 anos. Trabalho de vez em quando em casa mas n e o suficiente mas tenho desenhado porque tambem gosto de desenhar. estou a pensar em criar um blogue para ver se comeco a trabalhar a serio ( n vejo a hora de comecar a trabalhar). Bem! Ja falei mt de mim. Desejo-te tudo de bom e que tenhas mt sucesso. parabens pelo blogue novamente.

FERNANDO SELEGAR disse...

Oi Ana. Sou Fernando Selegar, e estou iniciando meu blog sobre desenhos de calçados por Photoshop. Parabéns pelo excelente blog, te convido a acessar o meu e divulgá-lo.
http://desenhodecaladosporphotoshop.blogspot.com/
Muito obrigado, e um grande abraço!