quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projecto 011/2009 – Top e Saia de Cetim Prata

INSPIRAÇÃO:

Em poucas palavras…

Luxo, Glamour, Elegância, Sensualidade e os Brilhos dos Diamantes.

 

CROQUIS:

Projecto 011/2009Projecto 011/2009 Technical Drawing

 

DESCRIÇÃO:

Uma linha que eu chamo de “LUXOS” e ao contrário do que fiz até ao momento, o corte deste modelo é mais trabalhado. As pregas do top e da saia são detalhes marcantes deste conjunto que permitirá tirar o máximo partido dos efeitos de luz e sombra do cetim. Será dada especial ênfase aos acabamentos das costuras (costura francesa e/ou costuras debruadas) até porque o “LUXO” tanto se vê por fora…como por dentro.

Um conjunto que pode ser usado em separado, combinado com peças mais básicas e ser usado no dia-a-dia, ou então em conjunto para ir a um jantar ou festa de gala, ou outra ocasião LUXUOSA.

O top terá pregas junto ao pescoço, onde levará uma tira completa, frente e costas, a atar de lado com um nó. O corte das costas do top é ainda provisório, pelo que poderá vir a ser alterado durante a confecção.

A saia terá um cós largo sobre a anca, sendo um modelo de cintura ligeiramente descaída.
A parte da frente é parcialmente trespassada para o lado esquerdo na zona das pregas, que tenderá a abrir, ao andar, impulsionado pelos movimentos do corpo e mostrará ligeiramente a perna, valorizando a sensualidade feminina.

Tanto a saia como o top terão fechos invisíveis na lateral esquerda das peças.

 

MATERIAIS:

DSC00977

- Tecido: Cetim Prata
- Forro: Tafetá Cinza
- Dois fechos invisíveis
- Linhas de coser
- Entretela fina (cós da saia)

 

Este é um projecto verdadeiramente de “LUXO”, requintado e elegante.

Um à parte, fiquem descansados que não vou cortar o cabelo estilo “Anos 20” nem vou pintar o cabelo de preto. Simplesmente, depois de ter experimentado vários cortes e penteados no desenho, gostei mais deste…talvez porque combina com a cor dos sapatos!

 

Conto com vocês em mais uma jornada de moda, mantendo-vos sempre a par dos progressos.

 

Até à próxima!

13 comentários:

Tany disse...

Adorei! Bem planeado e tudo muito organizado como sempre, és um exemplo a seguir! Diz-me, desenhas os croquis tu mesma, ou usas um programa para o fazer?? A apresentação é muito profissional!

Beijinhos!

Ana Carina disse...

Olá Tany,

Eu desenho os croquis no programa Adobe Illustrator, que é um programa de desenho vectorial (muito usado por ilustradores). Foi a primeira vez que usei este programa para todas as fases do desenho, incluindo os efeitos de luz/sombra. Até agora eu desenhava numa primeira fase com o Illustrator mas "pintava" com o Adobe Photoshop e a verdade é que não gostava de alguns acabamentos. Depois fiz algumas pesquisas na internet e vi que o Illustrator tem muitas funcionalidades e uma delas é ajudar na criação dos efeitos luz/sombra que uso nas pernas, braços, pregas do top e saia, sapatos e rosto. Fica realmente com outro acabamento.

Os brilhos (as estrelinhas) foi o único tratamento que dei no Adobe Photoshop.

Muito Obrigado Tany. Fiquei contente por teres reparado nas diferenças dos desenhos!

Beijinhos

Tany disse...

Obrigada por responderes! A verdade é que ando há algum tempo a fazer uma pesquisa sobre este tipo de programas, procurando obter um resultado ideal, que vejo neste croqui que apresentaste (exactamente pelas sombras e texturas). Gosto de desenhar, mas muitas vezes não tenho tempo, e utilizar um programa com as ferramentas próprias para este tipo de efeitos é a solução que procuro. Beijinhos e muito obrigada!

Ana's Closet disse...

Ahh! A resposta que deste à Tany, era o que eu te andava a perguntar, mas pelos vistos exprimia-me mal. O desenho dá um ar profissional, mas não sei até que ponto é difícil aprender a trabalhar com esses programas.
Quanto ao design das tuas creações, fiquei super interessada do teu top e como o vais fazer!

Boas costuras!

Beijinhos

Ana Carina disse...

Olá,

Ana´s Closet: Eu acho que já te tinha respondido a questões semelhantes desenhos e moldes, etc...mas estes programas não são para desenhar moldes, são de ilustração e desenho, tratamento de imagem, etc. Não são propriamente específicos para o design de moda, mas o illustrator é de criação de desenhos de ilustração, tipo clipart, etc.

Mas lá está, é preciso investir muito tempo a aprender a mexer nos programas para tirar o máximo partido das potencialidades. Eu fiz imensas pesquisas e experimentando. Mas dá trabalho, não se cria instantaneamente...(era bom! E já agora com os moldes prontos a imprimir!)

Quanto ao top, ainda estou indecisa com as costas, se ficam abertas com se ficam cobertas...vamos ver (provavelmente vou fazer um modelo de prova).

Beijinhos e obrigado!

Olivia Claudia disse...

Com programa ou não, o projeto vai ficar lindoooooo!!!
Estou na espera para ver!!
bjs

Ana Carina disse...

Olá,

Olivia Claudia: Bem-vinda! Fico contente por teres gostado do meu novo projecto! Espero que o trabalho corresponda às tuas expectativas. Volte Sempre!

Beijinhos

Olivia Claudia disse...

Ana, eu venho sempre aqui e a um bom tempo!!!
Não sei costurar como você mas como amo costurar também!!!
Bjs e seus projetos são sempre inspiradores!
Olivia

Celina disse...

Promete este projecto! Mas já reparei que os teus projectos têm sempre algo de sofisticação e glamour, sobretudo a nível dos tecidos, por isso este continua naquilo a que já nos vens habituando. Estou curiosa para ver o resultado final!

Ana Carina disse...

Olá,

Celina: É verdade! Tem a ver com aquilo que gosto de vestir, roupas clássicas (algumas formais tailleur e saia), adoro vestidos vaporososs e de festa/cerimónia (incluíndo vestidos de noivas). Identifico-me mais com este estilo de roupa e materiais, mais "brilhantes".

Beijinhos e obrigado

Corteygrif disse...

Mais um projecto que se apresenta
com muito glamour,sou f@ do cetim,faço muitos trabalhos com ele,a cor que escolheste è lindissima.
Fico curiosa pra ver o resultado
continuaçao de boas costuras
feliz fim de semana
bjs
ROSA

Anónimo disse...

ola design , tudo bem ctgO?
eu sou antonia do porto e sou nova no teu blogue , tal como vc vivo e respiro moda , ando a tentar instalar o adobe iilustrator , e nao consigop nem o fotoshope , desenho croquis desde criança e vou este ano frequentar design de moda .
como conseguiste instalar todos os programes .
os meus croques sao lindos, maravilhosos , so desenho alta costura . beijos .
antonia

Anónimo disse...

ola design , tudo bem ctgO?
eu sou antonia do porto e sou nova no teu blogue , tal como vc vivo e respiro moda , ando a tentar instalar o adobe iilustrator , e nao consigop nem o fotoshope , desenho croquis desde criança e vou este ano frequentar design de moda .
como conseguiste instalar todos os programes .
os meus croques sao lindos, maravilhosos , so desenho alta costura . beijos .
antonia