sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Passo-a-Passo para um “Ano Novo Aveludado” – Parte I


[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Janeiro (01/2011)]


Portanto, este é o meu passo-a-passo ilustrado da confecção do vestido “para um Ano Novo Aveludado”:

1. Decalcar os moldes com papel vegetal no tamanho correspondente, com igual decalque das marcações auxiliares, nomeadamente da cintura e anca (fig. 2), que são os pontos-guias de união entre os moldes da frente e costas.

Nota: Uma vez que os moldes são assimétricos, estes são colocados sobre uma só camada de tecido e neste caso, sobre o direito do tecido (ou então virar o molde e colocar sobre o avesso do tecido para podermos fazer marcações a lápis à vontade).

2. Para os tecidos utilizados, que são fáceis de trabalhar, não é necessário “passar as marcações”. Para isso, basta deixar margens de costura fixas entre 1 - 1,5 cm (vestido e forro) e, ao coser, regularmo-nos pelo calcador e/ou marcações que estão na base da máquina (fig. 3). Para bainhas deixei 4cm.

Fig2Fig3

 

3. Unir as duas peças, frente e costas e direito com direito, começando por coser as laterais e, por último, o ombro.

4. Relativamente às vistas (ou guarnições) do decote da frente, costas e cava estas foram colocadas sobre o vestido-forro e cosidas respeitando as mesmas margens de costuras referidas anteriormente (fig. 4).

5. Para um acabamento bonito e sem acrescentar volume, utilizei o ponto ziguezague para o remate (fig. 5). Após cosidas as vistas ao forro, une-se a frente e costas das peças do forro (aplicar o passo 3).

Fig4Fig5 

 

6. Com o vestido e o forro prontos, cosem-se estas duas peças uma à outra, colocando sempre direito com direito. Começa-se, numa primeira fase, pelas linhas de decote (fig. 6) e numa segunda fase, pela cava, cosendo-o exactamente sobre o pesponto já existente no forro.

Fig6Fig6b

 

No próximo post segue a Parte II deste passo-a-passo.

Até lá!

Sem comentários: