segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Acabamentos Costuras – Parte I (Costuras Simples)

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Agosto (08/2011)]

Uma vez que os tecidos transparentes são por vezes os tecidos “mais temidos” para se trabalhar, neste artigo decidi falar sobre as quatro técnicas que apliquei na confecção do Caftan e que espero serem úteis, já que o “segredo” em trabalhar este tipo de tecidos está precisamente nos acabamentos das costuras, porque são visíveis do exterior da peça de roupa.

Antes de passar à explanação das técnicas aplicadas, gostaria de realçar alguns cuidados que devemos ter com este tipo de tecidos, que são muito delicados e finos e a importância de fazermos os testes para regularmos o ponto e a tensão da linha antes de começarmos a coser. Para além disso, devemos ter em atenção que, dependendo também do tipo e composição do tecido, existem determinados procedimentos normais, tal como “abrir as costura” com o ferro de engomar, este deve ser usado a temperaturas muito baixas, ou até mesmo não usar (no caso de tecidos enrugados ou plissados). Devemos também usar uma margem de costura fixa, com o objectivo de “eliminarmos” o processo de transferência do molde para o tecido, uma vez que os alfinetes e as marcações dos alinhavos, podem marcar certos tecidos.

 

Técnicas Aplicadas na Confecção do Caftan:

1. Costuras Simples, consiste em sobrepor as peças, direito com direito, coser e depois chulear as duas margens juntas, aproximadamente 0,50cm-0,70cm da costura e apará-las rente ao chuleado (ponto ziguezague) ou então aparar primeiro (fig. 2) e depois chulear (fig. 3);

Fig2Fig3

Obs: Técnica utilizada para o encaixe da frente.

 

Embora já tenha falado sobre este tema aquando da confecção da Jaqueta de Organza nos post sobre Tecidos Transparentes – Parte I e Parte II, nunca é demais recordar estas preciosas técnicas que fazem toda a diferença numa peça de roupa.

Por isso reservei quatro publicações, uma para cada tipo de acabamento de costuras.

Fiquem atentos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carina, passei só para dizer que talvez vá gostar ( caso não conheça)de um blog que descobri,acho muito interessante e é do seu ambito: http://blog-dos-alfaiates.blogspot.com
Bjs
Rosa Viana Branco

Guga Fernandes-Mídias Socias disse...

Adorei.
Parabéns excelente blog muito bom.
Aproveite e dê uma visita no:
http://www.meuestilogugafernandes.com.br tem um monte de coisa legal por lá tenho certeza de que vai amar.
Espero sua visita.
Beijos.