quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Passo-a-Passo “Vestido em Tons de Mar” – Parte I

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Setembro (09/2010)]

Tal como prometido, segue-se o passo-a-passo da confecção do “Vestido em Tons de Mar”:

1. Decalcar os moldes com papel vegetal no tamanho correspondente, tendo em conta as medidas de peito, cintura e anca (ver parte inicial das instruções “Como tirar as medidas correctamente” e a “tabela de medidas Burda” na revista).

Nota: Destaco o molde da écharpe que está repartido em dois (25 e 25a) que depois tem de ser unido com fita-cola pelas setas de indicação de união (Fig. 4). Para este modelo, tracei o molde da écharpe até à linha do ombro.

Fig 3Fig 4

 

2. Depois de recortados os moldes, estes são colocados sobre o tecido e procede-se ao corte, incluindo as respectivas margens para costuras e bainhas.

Nota: A parte de trás (Fig. 5), simétrica, é cortada com o tecido dobrado em dois e colocado sobre a dobra; a parte da frente (Fig. 6), assimétrica, é cortada só sobre uma camada de tecido (lado direito do tecido virado para cima).

Fig 5Fig 6

 

3. Depois de cortadas todas as peças do vestido, incluindo a écharpe que foi cortada em duas vezes, passa-se as marcações, isto é “transferir o molde para o tecido”, através do método tradicional por alinhavos (Fig. 7).

Fig 7

 

4. Agora é a fase de por o vestido em prova, começando pela realização dos franzidos da parte da frente do vestido (franzido da écharpe - Fig. 8), que podem ser feitos à máquina ou à mão, e alinhavar as várias partes do vestido, unindo-as: dobram-se os encaixes para dentro pela linha de dobra (ficando avesso com avesso) e vinca-se com o ferro de engomar; depois alinhava-se as partes superiores às partes inferiores, frente e costas; e por último, as laterais (Fig. 9).

E o vestido está pronto para a primeira prova.

Fig 8Fig 9

Observação: É muito importante que durante as provas de qualquer modelo (sejam estes calças, blusas, vestidos, etc…), estas sejam efectuadas com os sapatos e lingerie que irá ser usada com essa peça, uma vez que, a forma como uma roupa nos assenta no corpo também depende destes elementos e que por vezes, faz toda a diferença!

 

No próximo post segue a Parte II deste passo-a-passo.

Até lá!

4 comentários:

Sismada disse...

Olá querida ;)
Menina fugida (como eu :))
espero que tudo esteja bem ...
Este vestido ficou fantástico (claro que tenho a tal Burda)
Um beijinho grande

Eden disse...

Olá Ana Carina :)
Já te tinha dito que adorei o teu vestido e todos os detalhes que fazem a diferença, desde o tecido às missangas, ao toque da écharpe.
De zero a vinte, dou-te trinta ;)
Beijo

Ana Carina disse...

É verdade Silvia... estou a tentar manter o blog actualizado até ao final do ano com as peças que fui fazendo... :D

Eden, eu também adoro este vestido... para mim é um dos meus favoritos! E vá usei em algumas ocasiões... :)

Obrigado a todas pelo vosso apoio!

Beijinhos

Anónimo disse...

Seu blog é maravilhoso, parabéns pelo seu talento e criatividade.