quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Alças Finas - Como virar tubos de tecido?

 

Por vezes deparamo-nos com pequenos obstáculos na costura o que nos obriga a improvisar ainda mais quando não temos os verdadeiros utensílios que se usam para, por exemplo, virar umas alças muito finas como as que coloquei no vestido lilás com 0,70cm de largura.

 

Achei interessante, principalmente para quem está a dar os primeiros passos no mundo da costura, mostrar alguns truques, que são meramente técnicas improvisadas.

 

Técnica 1 - Agulhas para colocar elásticos

Estas agulhas são usadas para colocar elásticos finos.

A técnica para virar as alças com o auxílio destas agulhas consiste em coser a ponta da agulha (vêm aquele furinho pequeno para colocação dos elásticos rolinho) na extremidade da alça e depois ir colocando a agulha para dentro do tubo e ir empurrando até que ela chegue à outra extremidade da alça.

 

Técnica 2 - Agulha de tricô

Seguindo a mesma técnica mas usando uma agulha de tricô que tem um furo na extremidade (onde costuma estar uma tampa de plástico com a indicação do n.º da agulha).

 

Alguns links sobre este tema:

http://tanysewsandknits.blogspot.com/2007/05/agulhas-portuguesas-de-tric-e-mais.html

http://tanysewsandknits.blogspot.com/2007/05/tubos-de-vis-bias-tubes.html

http://sewing.about.com/library/sewnews/library/aatips28.htm

http://sewlil.blogspot.com/2007/08/dritz-quick-turn-fabric-tube-turners.html

 

O vestido lilás está pronto! Agora é só pespontá-lo com a linha torçal de um tom mais escuro. Acho que vai valorizar imenso este vestido simples!

 

Mas antes de vos mostrar o resultado final, estou a preparar um post para amanhã sobre "como fazer bainhas invisíveis".

 

Por isso...até amanhã!

8 comentários:

Celina disse...

Estou ansiosa por ver esse vestido (eu e mais meio mundo);). Essa técnica já conhecia mas para virar coisas mais grossas, nem imaginava que se conseguisse virar alças tão finas!

Em relação ao bolero, vou ver se faço umas explicações acerca daquelas abreviaturas, não é nada de complicado, depois de se saber ;) É engraçado porque eu o que não domino são as abreviaturas de crochet em inglês! Temos de fazer uma troca...

Bjs

Ana Carina disse...

Olá,

Pois é Celina...tenho pena de não conseguir ter todo o tempo do mundo para aquilo que gosto de fazer! Todos os dias um pouco, às vezes não consigo fazer todos os dias...e gosto de fazer com calma para que fique bem feito.

Beijinhos

Ana Carina disse...

Sobre o bolero, se fizeres essas explicações seria óptimo! Iriam ajudar-me bastante até seria um insentivo para o fazer!

A vantagem do croché é que a maior parte das "receitas" são com desenhos...uns pauzinhos e pontinhos...facilita mesmo que não estejamos por dentro do que significam as abreviaturas.

Beijinhos

Anónimo disse...

Também já tentei virar alça e sofri horrores porque a costura tem que estar bem na pontinha e às vezes descostura...
Obrigada pelas dicas.
Bjs

Ana's Closet disse...

Confesso que já me deparei com o mesmo problema! Tanto para colocar os elásticos no casaco verde, como para virar as alças do vestido Shiva Diva que estou a fazer(porque fiz algumas alterações...)
Como resolvi? Precisamente com agulhas de tricot! E no caso dos elásticos, cosi a ponta do elástico à cabeça de plástico da agulha... nas foi difícil!
Obrigada por estes conselhos, da próxima vez vai ser mais simples de virar as alças.
A propósito, pensei mesmo que não era possível virar alças tão fininhas... mas estava enganada!

Beijinhos

Tany disse...

Depois que a Summerset me enviou um "loop turner" nunca mais usei outro método para virar tubos de tecido! Não sei se haverá cá, mas se encontrares no eBay, não deixes fugir!

O vestido lilás deve ter ficado fantástico!

Corteygrif disse...

Eu sempre uso alfinete de damas,tenho de todos os tamanhos!
A agulha do furinho tbm è muito jeitosa,usei poucas vezes.
boa semana
Rosa

Ana Carina disse...

Olá,

Tany: Mas consegues com um "loop turner" virar tubos de tecido fininhos como as minhas alças? Deve ser mais ou menos da mesma forma com uso da agulha de tricô, mas de forma inversa...
Vou lá ver isso! Obrigado!

Corteygrif: Eu também costumo usar alfinetes de damas (ou pregadeiras) mas estas alças eram tão fininhas que o meu alfinete mais pequenino, não me dava jeito nenhum para virar a alça (não corria dentro do tecido e tinha o risco de arrepelar e esgaçar o tubo).
Uso os alfinetes mais para alças largas.
A agulha com o furinho, é excelente! Muito prática, e como é fina, passa muito bem por dentro de alças bem fininhas.

Beijinhos e Obrigado