sábado, 20 de setembro de 2008

Bainhas Invisíveis à Máquina - Como fazer?

Como referi no post anterior fazer bainhas invisíveis à máquina exige um grande controlo e ajuste do ponto para que apenas sejam apanhados uns fios do tecido.

 

Para isso, existe um calcador especial para fazer bainhas invisíveis (também tem outras utilidades), com uma patilha regulável que serve de guia e ajuda a fazer um ponto uniforme e exactamente à mesma distancia da margem.

 

Depois de marcada a altura pretendida (podem ver na foto a lápis), fazemos uma 1ª dobra até à marcação e uma 2ª da mesma largura, ficando na altura pretendida.

Podemos depois alinhavar e/ou pressionar com o ferro de engomar para vincar.

Nota: também se pode fazer apenas uma dobra mas é necessário chulear a extremidade.

 

Viramos para baixo a dobra, como está na imagem, escolhemos o ponto invisível (também decorativo) e regulamos o comprimento e largura do ponto e regulamos também a distância da patilha-guia.
É necessário fazer alguns testes até acertar o ponto correcto.

 

A patilha-guia segue ao longo da dobra, cosendo exactamente à mesma distância.
A ponta do ziguezague tem de apanhar o mínimo possível do tecido que está do lado esquerdo.

 

Este é o resultado: No avesso faz o ponto bonito e decorativo, enquanto do lado direito é quase imperceptível os pontos.

Nota: Usei propositadamente uma cor de linha diferente do tecido, mas se usasse linha branca não dariam praticamente pelos pontos do lado direito.

 

Alguns links sobre este tema:

http://www.youtube.com/watch?v=jdKe9crSHac

http://www.expertvillage.com/video/25022_mend-clothes-machine-skirt.htm

http://sewing.about.com/od/techniques/ss/machineblindsti.htm

http://www.singerco.com/resources/blind_hemming.html

http://searchwarp.com/swa31749.htm

 

Em suma, e apesar de o ponto à máquina ter um acabamento muito bonito no avesso, eu prefiro fazer as bainhas invisíveis à mão. Até porque, por exemplo numa saia evasé (que não é o caso do vestido lilás que tem corte recto) é necessário deixar algumas folgas o que é aconselhável fazê-lo à mão. O uso da máquina é ideal para bainhas de roupa com cortes direitos (ou por exemplos, cortinados, toalhas, etc.).

 

Espero que tenham sido úteis estes últimos posts sobre algumas técnicas de costura.

 

Agora prometo que o próximo será com o vestido lilás terminado (eu sei que já devem estar ansiosos com tanta espera!)

 

Até à próxima!

20 comentários:

Celina disse...

Que bela explicação, a minha máquina tem uma patilha dessas e acho que tem essa funcionalidade mas eu nunca experimentei, agora já sei que funciona. Cá em casa, na roupa de vestir, é a minha mãe que faz as bainhas invisíveis à mão, com muita perfeição diga-se de passagem (ela não gosta de costura, mas o que é preciso fazer à mão ela faz e bem). De qualquer modo, quando for preciso fazer em cortinas ou assim, já sei. Obrigada!

Anónimo disse...

Uau!!!!
Você está ficando ótima e fazer tutoriais...
Obrigada, estou aproveitando tudo.

Giovana disse...

Oi Ana,
Adorei a explicação da bainha.Em outubro começo um curso de corte e costura pois adoro trabalhos manuais. Tenho certeza que seu Blog vai me ajudar muito, portanto, estarei sempre por aqui.
Abraços,
Giovana

Eden disse...

Olá!
Tens presenteado a bloguesfera com grandes dicas.
Sou leitora atenta e frequente do teu blog.
Parabéns e continua o bom trabalho.

Ana Carina disse...

Olá,

Celina: Por falar em fazer coisas à mão, a minha bisavó costurava muitas coisas só à mão, muito patchwork, e até parecia que usava máquina de costura.
Para cortinas este ponto é excelente!

Laila: Obrigado! Fico contente que estes tutoriais sejam uteis para vocês!

Giovana e Eden: Primeiro de tudo, sejam bem-vindas!
Agradeço desde já os comentários e fico feliz por gostarem do meu blog e dos conteúdos temáticos.
Apareçam sempre!
Muito Obrigado

Beijinhos

Tany disse...

Mais um tutorial muito bom, parabéns (e confesso que não resisti e comprei o livro do Reader's Digest... Agora tenho o "vintage" e o novo!

O pé calcador das baínhas invisíveis também é muito bom para pespontar beiras!

Beijinhos!

Mon Café Couture disse...

Ana Carina, merci pour ces explications si bien photographiées, je suis un peu comme toi, je n'arrive pas à avoir un résultat parfait avec les points invisibles fait par la machine. Mais c'est bien de voir la technique.

Corteygrif disse...

Boas dicas Ana,ajudaras a muitos com certeza!
Eu sou adepta das bainhas à m@o,nos tecidos fininhos gosto de usar -BABA DE ARANHA,fita de colar!
Acho esses bordados à maquina lindissimos,mas nunca experimentei,mas os bordados à m@0,ja fiz quase todos,o melhor investimento que fiz foi ter comprado o livro
-SEGREDOS DA AGULHA(ediçoes ELLA)
besitos
ROSA

Marcia Hilleshein disse...

Gostei muito de seu blog! Cheio de informações super úteis e tudo muito bem explicado. Fiquei apaixonada pelo livro de costura. Pretendo voltar muitas vezes.
Bjs.

Ana Carina disse...

Olá,

Tany: É um livro que vale mesmo a pena comprar! Tem informações novas e diferentes em relação ao "vintage".
Quanto ao calcador, também já o usei para pespontar mas tenho de virar o tecido para o lado direito. Tenho de ver se compro mais uns calcadores para a minha colecção, incluíndo aquele que utilizaste para fazer os pespontos no vestido formula 1.

Café Couture: C'est vrai! Le point invisible à la machine n'est pas parfait. Mais s'utiliser une ligne de la couleur du tissu il n'est pas possible d'observer les points.
Merci!

Corteygrif: Eu também tenho um livro "Trabalhos de Agulha" que tem coisas muito giras incluíndo pontos de bordados, e tudo feito à mão.

Marcia: Olá e Bem-vinda! Fico contente por gostares dos conteúdos e espero que possam ser úteis para muita gente.
O livro é espectacular! Vale mesmo a pena comprar! Tem imensas técnicas e tudo explicadinho passo a passo.
Obrigado e volta sempre

Anónimo disse...

Hello Sweetie! This is a good tutorial. We all need reminders to stitch carefully :)

warm flowery hugs to you
Mary Beth

Anónimo disse...

Ooops, I meant "we all need reminders *to* stitch carefully!

By the way, some great dressmakers created their pieces using the machine only for certain details. Sewing by hand gives much more control.

Anónimo disse...

hehehehe, the joke is on me. Translator to English is changing the words.

Celina disse...

Em relação ao teu comentário: Vou ter de mostrar o que escreveste ao meu namorado... eheheh. Ele deve ir a Espanha em Novembro e já lhe disse que vai ter de me trazer uma Patrones! Agora, o que se passa é que ele vai para um estágio de karaté num carro cheio de colegas karatecas... :D O que nós os obrigamos a fazer, realmente!

Celina disse...

Coitado (mas aposto que agora ele tem o dobro da atenção)! Obrigada pela dica, mas eu também tenho duas ou três lojas onde costumo encontrar a Patrones, o que se passa é que ela chega a Portugal com uns meses de atraso (por exemplo ainda há dias chegou a nº268 que é de Verão), e eu queria ver era se ele me trazia uma de Inverno, sem eu ter de esperar que ela chegue cá só dali a uns meses... Mas entretanto em Novembro pode ser que já cá tenha chegado a de Setembro...
Beijinhos

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana .- um pouco de tempo para ir visitá-lo. Estou tão ocupado ultimamente que não tenho tempo para nada, então eu abrandou para ler postagens. Obrigado por mostrar todas essas técnicas. Eu costumo usar a máquina de coser invisível quando se trata de um pano grosso como um casaco, é muito bom, mas dá-me um pouco de receio em tecidos mais finos, eu acho que tenho a prática.

Com relação ao post sobre como virar tubos de tecido, que tenho a dizer que existe uma agulha especial com um gancho que vai muito bem para essa necessidade. Já investigaré nomeia como ele e enviar as informações.

Bom, muitos beijos e até breve, Paco

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana.-
Tenho um prêmio para você no meu blog. Beijos e boa noite. Paco

Ana's Closet disse...

olá! Tens 2 prémios no meu blog!
Beijinhos e obrigada pelas explicações!

andrea disse...

muito legal o post. descobri o blog hoje e já esta nos meus favoritos.

Ana Carina disse...

Olá Andrea!
Bem-vinda ao meu cantinho! Fico contente por teres gostado do meu blog e espero que voltes mais vezes!

Obrigado