INSPIRAÇÃO:
Mais que uma inspiração é o conceito que pretendo transmitir: transformação de um modelo simples que se usa no dia-a-dia, num modelo de festa com o recurso a simples acessórios de moda.
Este é um projecto constituído por outros pequenos projectos, uma sugestão que quero dar a quem goste de mudar o look de uma peça de roupa, do dia...para a noite.
A minha inspiração... é para a vossa inspiração!
CROQUIS:
DESCRIÇÃO:
- Jaqueta
A jaqueta de organza terá um corte horizontal ligeiramente acima da cintura. A partir deste corte levará pregas/machos à frente e atrás, na direcção da pinça do peito e mais uma no meio das costas. Tem um corte arredondado sendo mais comprida atrás que à frente.
As mangas (aprox. altura do cotovelo) terão preguinhas para lhes dar algum volume mas há que ter especial cuidado porque a organza tende em armar.
Com função decorativa mas também de fechar a jaqueta, as três tirinhas de organza colocadas na costura, a dar uns nozinhos (a jaqueta não fecha completamente para se ver a roupa por baixo).
Técnicas de costura a aplicar:
1 - Nas costuras verticais, costuras francesas (french seams);
2 - Para as mangas (e corte horizontal) há duas hipóteses (por decidir):
- aparar os valores de costura da manga e cobri-la com os valores da costura da cava;
- ou debruar com fita de viés de organza feita do próprio tecido.
3 - Orlas de decote e bainha, com vistas de tiras de viés (por testar e decidir).
(técnicas testadas e aplicadas pela Tany na gabardina e blusa de organza)
- Malinha (bolsa)
De cortes muito simples e rectos, forrada em cetim de um tom mais claro e contrastante.
Alças feitas com tubinhos finos de organza.
- Cinto/Faixa
O cinto de organza será feito numa só peça (sem costuras laterais) de duas faces, tendo o lado direito drapeados (franzidos na lateral). Nas costas terá argolas feitas com tiras de organza e cordão a atar com pontas caídas resultando num "efeito corpete".
- Flor (Anémona)
Uma flor pregadeira inspirada nas Anémonas, para colocar na alça do decote, ou até mesmo na malinha.
Será composto de várias camadas de organza de dois tons, roxo e preto, e o centro da flor será bordado com lantejoulas e missangas para dar uns leves brilhos.
MATERIAIS:
- Organza (dois tons: roxo e preto)
- Cetim para o forro da malinha
- Linhas de coser
- Lantejoulas (dois tons)
Espero que tenham gostado do conceito deste projecto e que me acompanhem, como sempre, na sua concretização.
Até à próxima!
8 comentários:
O modelo é muito original... mas o que mais gostei foram os acessórios. Principalmente o cinto, que (pessoalmente) usaria a fechar à frente.
Fico à espera que ver cada um a tomar forma!
Beijinhos
Começo a gostar já dos desenhos, quanta perfeição no desenho técnico... E adoro a cor e as lantejoulas. Acho que vão ficar umas peças muito sofisticadas.
Gostei do modelo,e claro acompanharei com muito gosto este projecto lindissimo,ja vi que gostas do roxo,tornei me f@ de tanto ver por aqui!
Tens um trabalho artistico em maos,ficarà lindissimo com certeza,boa continuaçao!
obrigada pelo carinho
bjs
ROSA
Adorei o concito e mal posso esperar para acompanhar o teu progresso! Tenho a certeza que o resultado final vai ser ainda mais espectacular!
Beijinhos!
Ana .- design é fantástico. Gostaria de fazer o que você diz: francês costuras e terminou com uma muito finas bies. Estou impaciente para este projeto. beijos e até breve. Paco
Olá,
Obrigado e ainda bem que gostaram da jaqueta e dos acessórios.
É para usar com o vestido lilás (só me falta pespontá-lo com torçal) e também com outras roupas liláses que tenho! Sempre gostei desta cor!
Ana´sCloset: O cinto é para usar a gosto, seja com os atilhos para a frente ou atrás! A intensão é mesmo a de ser versátil.
Celina: Espero que consiga transmitir aquilo que quero fazer. Nem sempre é fácil, mas acho que com as explicações torna-se mais perfeptível o que pretendo. Que seria eu sem lantejoulas?!
Corteygrif: Adoro!!! Estas cores sempre foram das minhas preferidas! Obrigado!
Tany: Obrigado! Também espero que o resultado supere as vossas expectativas e as minhas, claro!
Paco: Obrigado! Este projecto é aliciante por isso mesmo: vou aplicar algumas técnicas de costura para que fique com uns acabamentos mais bonitos.
Beijinhos e obrigado a todos
olá amei seu blog as cores que voce usa são lindas,em seu blog vi uma saia plissada e gostaria de saber se é possivel consequir informações sobre plissê manual. aqui em São paulo no brasil não consegui achar apostilas ou cursos que ensinem a fazere e quem sabe não ensina apesar de procurar muito.
suas peças são lindas.parabens
beijinhos Hercilia
Olá Lia, seja bem-vinda!
O trabalho de plissar uma saia manualmente é muito trabalhoso. Eu não tenho nada de livros sobre este tema (cá em Portugal também não há cursos).
Mas para este efeito já existem tecidos previamente plissados!
Tente procurar nas lojas de tecidos acho que não deve ser difícil encontrar.
Obrigado e volta sempre!
Beijinhos
Enviar um comentário