segunda-feira, 22 de junho de 2009

Desenho de Moda com Adobe Illustrator e Photoshop – Parte I

 

Uma vez que no último post foram-me colocadas questões relacionadas com os croquis e os programas que eu uso para desenhar, resolvi fazer um post especial sobre este tema, já que a curiosidade pode ser geral.

Project 011_2009_assCópia de Project 011_2009

Os softwares especializados em desenho de roupas e moldes, para além de não serem fáceis de encontrar no mercado, não são acessíveis em termos de preço, até porque são programas profissionais em que os consumidores/clientes alvo são as empresas da indústria têxtil e de vestuário.

Alguns exemplos de Softwares para desenho de roupas e moldes:

Optitex
C-Design Fashion
My Label (da Bernina para utilizador comum)

Sempre fui muito curiosa em relação a todo o tipo de softwares de desenho, fotografia, webdesign e isso fez com que tomasse conhecimento da existência de vários programas e, consequentemente, aprendesse a trabalhar com eles desde 1998, ano em que tive o meu primeiro computador.

O primeiro programa que conheci foi o Adobe Photoshop, especializado no tratamento de imagens/fotografias e mais tarde, o Adobe Illustrator, um programa de desenho vectorial, usado por profissionais da fotografia e ilustração.

Entretanto também passei pelos programas Corel Photo Paint e Corel Draw  que são programas equivalentes ao Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, respectivamente.

 

Adobe Illustrator:

Print Screen Apesar de o conhecer há muito tempo, é bem recente o meu conhecimento sobre as “outras” potencialidades deste programa de desenho vectorial e ilustração, tanto que, se repararem, o croqui do Projecto 011/2009 – Top e Saia de Cetim Prata tem um aspecto diferente dos desenhados anteriormente a computador (Vestido dos Narcisos e Vestido Lilás com Machos).

Project 001_2008Project 003_2008

A grande diferença está na qualidade dos detalhes e acabamentos e o facto de o desenho ser integralmente vectorial, não perde qualquer qualidade tanto na ampliação, como na redução e pode ser facilmente alterado, ao contrario dos outros dois desenhos que são puras imagens.

O desenho do Top e Saia de Cetim Prata foi inteiramente desenhado e pintado com o Adobe Illustrator, em todas as suas fases, incluindo os efeitos de luz e sombra e foi esta a funcionalidade que descobri nas minhas exaustivas e curiosas pesquisas e a verdade, é o detalhe que torna este desenho (e aproveitando a expressão utilizada pela Tany no comentário ao post anterior) de “apresentação muito profissional”.

Print Screen2

Portanto, este desenho fez parte da minha aprendizagem no uso de especialmente duas ferramentas do Adobe Illustrator: Mesh Tool e Live Trace.

Agora devem estar a questionar se o uso desde programa é fácil…bem…eu diria que a resposta é subjectiva porque primeiro, depende do gosto e interesse das pessoas por este tema, já que este facto é meio caminho andado para quererem aprender e estarem motivadas para isso; segundo, vai exigir muito tempo e paciência para perceber como funciona, tal como tudo na vida.

 

Depois de ultrapassados os obstáculos, porque podem ter a certeza que não sai bem tudo à primeira, é bem fácil e intuitivo de se usar.

 

Ler mais sobre…

Adobe Photoshop
Adobe Illustrator

16 comentários:

Ana's Closet disse...

Obrigada pelas dicas e esclarecimentos. Talvez um dia me aventure por esses programas. Mais não seja a título de curiosidade!

Beijinhos

Tany disse...

Obrigada por esta valiosa informação adicional! Já fiz o download do adobe illustrator (CS3) e apenas não o instalei ainda porque não vou ter tempo de o explorar: neste fim-de-semana viajo para o Luxemburgo para visitar a minah irmã, o meu sobrinho que nasceu em Março e a minha Mãe. Ando super-ocupada com os preparativos e sem tempo para mais nada! Só quando retornar é que vou dedicar algum tempo a explorar este programa. Beijinhos e mais uma vez, MUITO OBRIGADA!

Celina disse...

Muito interessante, obrigada por partilhares. Confesso que prefiro aventurar-me primeiro no desenho manual antes de explorar estas tecnologias, que às vezes me parecem um pouco exigentes, mas é sempre bom ouvir a experiência dos outros. Na outra semana estive a rever o livro "Design para Designers de Moda" e estava com vontade de fazer um portfolio, com as inspirações, inclusive com colagens de coisas que vejo em revistas, etc. Ia-te perguntar se continuas a fazer os desenhos à mão, aliás, é a partir deles que trabalhas estas imagens nestes programas? Nunca pensaste tirar Design de Moda?
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá! Conheci agora o seu site e tem óptimas ideias! Não sou muito boa em costura, mas tenho óptimas ideias, e daí estar a enviar este post talvez me possa ajudar... Tenho 2 lenços de seda que me deram, por azar iguais, nã lhes dou muito uso, como são grandes gostava de transforma-los numa túnica/vestido. Como não tenho máquina de costura, vou tentar fazer à mão. O objectivo final será parecido com o da seguinte página
http://1.bp.blogspot.com/_k9vBMqyVC0k/SGz38qjM89I/AAAAAAAAAZ0/uhdpsbe5KEc/s400/tunica%2Bjaponesa.jpg

O problema: tenho que forrar os lenços. Pensei em juntar o forro a cada um dos 4 cantos, pode dar um certo ar desmazelado, mas pode ser que seja giro

A dúvida: não sei que tipo de linha deverei usar

Pode dar-me alguma dica?

Obrigada e continuação de boas ideias
Tânia

Ana Carina disse...

Olá,

Celina: Eu também tenho esse livro! É muito bom! Continuo a desenhar à mão, às vezes parece-me mais rápido que desenhar a computador, que tem mais vantagens que desenho à mão (falo no próximo post). Mas basicamente à mão eu esboço ideias, o layout das roupas é como um acumular e junção de "recortes" visuais e de inspirações. Mas também desenho à mão croquis mais elaborados (agora não tanto porque não tenho tempo nenhum para isso) e depois posso digitalizar e usar no Adobe Illustrator e dar-lhe outros acabamentos, texturas, efeitos até corrigir pormenores. Neste desenho, usei como base-guia para a silhueta uma imagem real e depois manipulo os traços, encolho, estico, etc... Quantas vezes eu pensei em tirar design de moda!!! Mas por questões de saídas profissionais não fui, e as minhas professoras de Ed.Visual achavam que eu devia ir, mas fiquei-me pelas ciências e fui para àreas financeiras (grande volta não?!).

Obrigado e beijinhos

Ana Carina disse...

Olá Tânia,

Bem-vinda ao meu cantinho!
Segundo percebi, queres fazer uma túnica/vestido parecida, mais comprida, com a foto que me mostraste. Podes forrar ou não, depende do efeito que quiseres.
Na minha opinião, para coseres à mão, podes fazê-lo com linha normal (que se usa para a máquina de costura) mas dupla para que fique mais forte e resistente (enfias a linha na agulha e dás um nó no extremo com as duas pontas juntas). Para que fique melhor, convém não deixares muito espaço entre os pontos. experimenta em restos de tecido para ver como fica e se é resistente).

Existem vários pontos que se fazer à mão e podes consultar no "Grande Livro de Costura"

(download link http://tanysewsandknits.blogspot.com/2008/03/download-grtis-do-grande-livro-da.html)

Mas é um processo trabalhoso e a dobrar porque são dois lenços.

Desejo um bom trabalho e espero poder ver os resultados das tuas inspirações/ideias.

Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada pela dica, depois se o resultado for minimamente apresentável envio-te foto :D
Beijinhos
Tânia

Ana Carina disse...

Olá Tânia,
Fico então a aguardar os resultados.

Beijinhos e obrigado

Sismada disse...

Oi Carina,
ando como sempre com pouco tempo ...
E sempre nenhum para mim e para o blog ... os anos passam e é sempre a mesma coisa ...
No trabalho é altura de colecções por isso ando morta de tanto trabalho ...
Tenho passado sempre que posso para dar uma olhadela mas nem sempre dá para comentar ...
Um beijinhos com saudades vossas ;)
Sílvia

Juliana da Costa disse...

ola!!
gostaria de saber qual e' o programa parad desenhar lindas roupas como voce^ desenha!!
podeme responder para
http://julibiiju.blogspot.com/
obrigada! e parabens pelo trabalhinho q faz! e' lindo! =]
Juliana *.*

kaaroly disse...

Obrigada por postar isso. estava louca para conhecer tais programas, para começar a minha FUTURA carreira :) Ainda tenho muito chão até chegar na faculdade, enquanto isso, esses programas vão me ajudar a aperfeiçoar os meus Croquis , muito obrigada mesmo ! ;*

ana tapadas disse...

ola ana carina

descobri o seu blogue numa das minhas muitas pesquisas por vestidos na net. sou a ana tapadas, uma futura psicóloga que ADORA desenhar mas que não tem kalker experiência, quer a nivel de faculdade nem de cursos de design. sempre tive o "bichinho" como a ana diz de desenhar quer vestidos de noiva, quer vestidos de gala e afins.
gostaria de saber se os meus croquis são bons e podem ser aproveitados para lhes dar outro uso. por isso lhe pergunto se sabe para quem posso enviar os meus desenhos para que possam ser "avaliados".

gostaria se fosse possivel de enviar-me resposta para o meu mail: aninhas1703@hotmail.com

muito obrigado, fico á espera da resposta.

ana tapadas

Gleuryston Vasconcelos disse...

Gostaria de saber se conheces algum link de desenho manula de moda para baixar free.

obrigada e parabéns

Ana Carina disse...

Olá Gleuryston Vasconcelos,

Desde já agradeço a visita e o comentário. No entanto acho que não percebi o que pretendes. Podes ser mais claro (no que puder ajudar...)

Beijinhos e obrigado

Paula Franz disse...

Olá, gostei muito do efeito que o illustrator passa, tem alguma versão disponivel p/ baixar que não seja só de teste?

Obrigada!

Paula Franz estudante de desing de Moda

Anónimo disse...

Olá, ana carina

você pode me dar o link de sites onde eu poça baixar o programa gratuito e em versão completa?

obrigada :)