Como vos falei no post anterior, hoje vou descrever o passo-a-passo da confecção do Vestido Tubo, utilizando a metodologia descrita na revista Burda, que é uma alternativa à metodologia utilizada e já publicada na Túnica Gucci Style.
Técnica Alternativa para Franzidos Elásticos / Elastic Gathers Alternative Technique:
Esta técnica consiste em coser com o ponto ziguezague por cima do elástico rolinho, sempre no avesso do tecido.
Para isso, aproveitei para utilizar um calcador especial, o calcador para bordar fios múltiplos (multi cording presser foot), que também é excelente para aplicar os franzidos com elástico rolinho, uma vez que dá-nos uma maior estabilidade do elástico à medida que vamos efectuando o ponto ziguezague por cima deste.
1 – Medimos a altura de peito onde queremos que sejam aplicados os franzidos elásticos (relembro que eu decidi não partir em duas partes o vestido, optando por uma largura igual, tanto na parte superior, como na parte inferior - ver post anterior);
2 – Após definida a altura, fazemos a marcação das distancias entre cada fila de franzidos (conforme o gosto de cada um). Para isso usei a uma caneta Vanishing Fabric Marker, que é uma caneta especial para marcações em tecido e que desaparece ao fim de algumas horas.
Nota: o tempo de duração das marcações com este tipo de caneta, depende do tipo de tecido, por isso é aconselhável testar primeiro num bocado de tecido.
3 – Depois é só seguir as marcações (a tracejado) efectuadas com a caneta, posicionando o elástico sobre as mesmas, e coser com o ponto ziguezague elástico. Convém regular previamente o comprimento e a largura do ponto de forma a não prender o elástico e deixá-lo correr dentro do ziguezague.
Nota: o ponto ziguezague elástico é aquele ponto em que alternadamente faz um ziguezague mais largo e outro mais curto, conforme podem ver na foto
4 – Após concluirmos todas as filas de franzidos, já podemos começar a franzir, puxando de cada lado do tecido os elásticos até ficarmos com a largura pretendida. Depois aparamos o excesso de elástico, fazemos a costura das costas (o tubo), direito com direito e por fim, rematamos os elásticos com nós.
Adicionalmente:
- Acrescentei um folho decorativo com tecido em jersey liso vermelho (o meu toque pessoal);
- e um elástico de apróx. 1cm de largura, em cima para segurar melhor, uma vez que o vestido é cai-cai e na bainha um elástico de aprox. 1,50 – 2,00 cm para fazer o “efeito tulipa” no vestido.
Espero que tenham gostado das dicas e de algumas ideias fáceis que vos mostrei aqui e que podemos aplicar em muitos projectos até mesmo em renovação/transformação de roupas.
Prontos para a sessão de fotos?
Então fiquem atentos! Até lá!