As semanas passam num instante e teoricamente já devia ter este projecto terminado, mas tenho um deadline... Dia 07/Dez!
Uma das minhas melhores amigas vai casar e quis ela que eu eu tivesse um papel de grande responsabilidade: vou cantar na igreja, na entrada da noiva - In The Arms Of The Angel de Sarah McLachlan.
Confesso que foi com enorme surpresa que recebi este convite e até fiquei bastante comovida e muito contente. Será uma honra poder "brindar" os noivos com esta lindíssima canção escolhida por eles.
Mas voltando às técnicas aplicadas, como não sei o termo técnico para esta costura coberta, resolvi charmá-la de "Falsa Costura Francesa" (False French Seams), porque o resultado é semelhante, só que fica com um pesponto paralelo.
Une-se as peças, direito com direito (o normal) e apara-se uma das costuras para a largura pretendida aprox. 0,50cm - 0,70cm. A outra costura deverá ter três vezes a largura, ou seja, aprox. 1,50cm - 2,10cm.
Com o auxílio de alfinetes, cobrir a costura aparada a 0,50 - 0,70 e alinhavar.
Coser junto à extremidade e paralelamente ao 1º pesponto (tive algumas dúvidas sobre se havia de cobrir de forma a coser exactamente sobre o 1º pesponto ou coser paralelamente, mas acho que esta última é a forma correcta).
E eis o resultado da costura horizontal da cintura, também já fiz nas mangas/cavas, aparando a 0,70cm os valores de costura das mangas e cobrir com os valores da cava (na foto ainda não estava aplicado). Esta técnica aplicada às mangas/cavas é um pouco mais difícil, mas fica com um lindíssimo acabamento.
Nota: Podem ver nas fotos os machos colocados na zona das pinças e ao meio das costas (e laterais). Com receio de criar demasiado volume porque a organza tende em armar, coloquei os machos com 4,00cm de largura total, mas cheguei à conclusão que poderia ter deixado mais fundura.
Mudança de planos...
Em vez de colocar vistas ao longo das orlas de decote e bainha, pensei que a forma mais fácil e rápida de fazer estes acabamentos seria comprar uma fita de viés (inicialmente de organza) e debruar. Fui à retrosaria e encontrei esta fita de debruar em cetim...e fiquei rendida aos brilhos. Acho que é uma excelente opção para o acabamento e para fazer as tirinhas para os nozinhos.
Desde projecto, que é composto por jaqueta, flor, cinto e malinha de organza, só estão em falta os acabamentos da jaqueta e fazer o cinto/faixa. A malinha também está feita mas acho que precisa daqueles "toques especiais", porque está muito sóbria e demasiado simples (e é!), portanto vou "dar asas à minha imaginação" e criar algo de ...
...bem... ainda não sei...mas este fim-de-semana vou pensar e inspirar-me!
Fiquem então a aguardar as novidades e, "nos entretantos", outras mais novidades tenho para vos mostrar!
Até lá!
8 comentários:
Ana, bem trabalhoso, não?
Mas a fita de cetim ficou maravilhosa, vc fez uma boa troca.
Estou curiosa com relação à "malinha"'.
Bjs
Grandes progressos e optimos incentivos para que fique tudo perfeito!
Continuação de bom trabalho!
Beijinhos
Bom dia, Ana, achei muito interessante essa costura falsa, mais acho que dá mais trabalho, em relação a original, não e?
Mais o que vale é o resultado....
Pois está ficando muito fofa a peça e estou curiosa com a malinha..!A Fita é muito linda, você tem bom gosto.
Bjos...
Excelente explicação e adorei a ideia da fita de cetim. Resolve-te o problema das vistas e ainda dá valor acrescentado ao design da peça! Este conjunto vai ficar fabuloso!
Beijinhos!
Olá,
Finalmente com algum tempo para responder a algumas das vossas questões, mas primeiro agradeço os comentários.
Laila: A malinha é muito simples, nada comparada com aquela que fizeste, até porque a organza e cetim que tenho não dão para uma mala muito elaborada. Assim que estiver pronta (com os tais detalhes) mostro-a.
Ana's Closet: Os progressos são a passo lento...neste momento da minha vida assim tem de ser, mas o que interessa é que fique pronto a horas e bem feito.
Saionara/brasil: Tens razão! Esta costura dá um pouco mais de trabalho a executar porque envolve ter de cobrir e alinhavar, mas mas as mangas/cavas tem de ser ou então, debruar com fita em viés do mesmo tecido (também era outra alternativa).
Tany: O tempo é curto e as vistas realmente iriam roubar-me imenso tempo. Foi um solução "escape" confesso, mas será bem mais rápido e também fácil debruar com fita de viés. Espero que fique bem!
Beijinhos a todos e obrigado
Visite a retrosariafantasia.blogspot.com e vai delirar com o que lá encontrar...
Parabéns pelo excelente blog!
Posso usar costura francesa nas penses? Como se faz?
Como ficam as penses no tecido transparente?
Obrigada!
Olá Tatiana,
Obrigado pela visita!
Estamos a falar das pinças do peito?
A costura francesa não dá para ser usada em todas as costuras. Só aquelas que são rectas (ou ligeiramente arredondadas).
Enviar um comentário