Para quem não está habituado aos termos de costura, já se deve ter questionado sobre "o que são machos?"
Os machos são um tipo de pregueados que consistem em dobras feitas no tecido, neste caso duas dobras viradas para sentidos opostos e que têm como objectivo dar mais volume e roda ao modelo.
Para além dos machos, também existem as pregas, que são dobras viradas no mesmo sentido ao longo do tecido, e os plissados, que são pregas que fazem lembrar um acordeão (muito difícil de executar mas já há tecidos com este efeito).
Pregas | Machos | Plissados |
Os pregueados, têm sempre uma linha de dobra (ou de vinco) - A - e uma linha de colocação - B - e geralmente o sentido desta é representado nos moldes através de uma seta.
Os machos podem ser virados para fora ou virados para dentro (se bem que se forem equidistantes há um combinação simultânea deste dois tipos de machos), podem ter uma fundura falsa e poderão ser vincados ou soltos.
O Molde do Vestido Lilás com Machos
O vestido lilás terá machos virados para dentro e serão soltos, embora sejam depois vincados só na linha da dobra e pespontados.
Apesar das semelhanças entre Vestido Lilás com Machos e o Vestido dos Narcisos (só até à anca), decidi fazer um novo molde, mas aproveitei o molde anterior para traçar as pinças, já que têm contempladas as correcções feitas e que ficam bem ajustadas.
O método de traçar o molde segue o já explicado neste post.
Este novo molde sofre apenas alteração na linha do decote, tanto na frente como nas costas (que é em forma de coração) e uma ligeira deslocação da pinça entre a cintura e a anca, para que coincida precisamente com a metade de 1/4 da medida da anca (aqui há que ter especial atenção à medida das linhas da pinça).
As costuras centrais da parte da frente e costas não alteram em nada o traçado do molde, simplesmente quando colocarmos o molde sobre o tecido dobrado em dois, não o colocamos sobre a dobra e deixamos 3,00 cm para as costuras centrais (neste modelo vou colocar o meio do macho sobre a dobra do tecido, logo, os machos não terão costuras).
A partir da anca o vestido vai levar machos, num total de 8 com 5cm de fundura (total de largura necessária 10 cm) uniformemente distribuídos pela largura da anca.
Esquematicamente este será o molde:
O que se segue...
Então, agora já sabem! Seguem-se os procedimentos já explicados:
- Preparação do tecido para o corte
- Colocação do molde sobre o tecido
- Processo de marcação do molde no tecido
Depois de cosido à máquina e de se ter tirado os alinhavos e aberto as costuras, este é o resultado:
Nota: O vestido ainda não tem a vista do decote nem forro, o fecho é o provisório (utilizado para as provas), os machos ainda não estão no devido lugar e a bainha do vestido não está feita (é das últimas coisas a fazer).
Mais progressos brevemente!
Até lá!
11 comentários:
Ana .- roupa é linda, realmente. Suas explicações sobre o processo de montagem são muito grato. Obrigado e boa semana. Paco
Mas que perfeitinho que está a ficar!
Fico à espera de ver o resultado!
Beijinhos
Olá,
A tua explicação está muito bem feita!
Mais uma vez parabéns!
Estou ansiosa por ver o final do vestido ;)
Bjs e bom final de semana!
Obrigado pelos vossos comentários!
Estou a trabalhar nele, aos poucos...mas vamos ver se esta semana fecho este projecto!
Beijinhos
Que perfeitinho! Deve assentar que é uma beleza. Vai levar alças (finas), não é?, mas já assim ficava lindo...
Bjs
Olá Celina,
Obrigado! Fica bem justinho...sim, vai lear alças finas a cruzar atrás.
Assim já ficava bonito (mas ainda não está pronto. Para cai-cai este tecido é pesado e não iria segurar de certeza (a não ser que fosse confeccionado com um corpete integrado).
Beijinhos
Já dá para notar quão fabuloso este vestido se vai tornar! Estás a fazer um trabalho excelente!
Beijinhos,
Tany
Ja dà pra notarmos o fantastico que vai ficar!!
eu tbm gosto muito dos machos,uso muito nas minhas malas.
belo trabalho que andas a fazer parabens!!
quanto aos meus botoes,estou a costuralos com feltro,acho que vai ficar giro!!
feliz dia
bjs
Rosa
Oi, Ana! Sou uma afissionada no seu blog. Adoro seus projectos! Vou tentar comprar os calcadores que vi no seu blog também...Obrigada!
Olá,
Anónimo: Seja bem-vinda! Fico contente por gostar do meu blog e dos meus projectos. É um prazer que partilho com outros amantes desta arte.
Quanto aos calcadores, vale mesmo a pena tê-los porque são muito úteis mesmo!
Beijinhos
Oi, poderia me dizer como fazer o plissado.
Adorei o blog.
Bjs
Enviar um comentário